terça-feira, 20 de abril de 2010

CARIOCA VAI AOS FIORDES – Conheça a ganhadora do Concurso de receitas do Bacalhau da Noruega

Bacalhau com jeito marroquino”. Essa foi a receita vencedora do Concurso de Receitas do Bacalhau da Noruega. Sua autora é do Rio de Janeiro, Cilea Gropillo de Carvalho.

Bacalhau com jeito marroquino

Em segundo lugar, ficou “Conchiglioni de Bacalhau com castanhas”, de Vanessa Michelon, de Porto Alegre.  O terceiro lugar coube ao carioca Henock Guimararães Garcia, com “Bacalhau exótico com sagu e pequi”. Em quarto lugar, outra receita do Rio de Janeiro, “Palmito pupunha com Bacalhau”, de Simone Quirino Bomfim. A quinta colocada foi “Torta de Bacalhau à la Guedes”, de Lélia da Costa Guedes, também do Rio de Janeiro. E a sexta, “Bacalhau da Noruega nos trópicos”, de Maria do Rocio Baltar, de Recife. Todos os classificados receberão um kit como uma peça de Bacalhau Cod Gadus Morhua, o autêntico e livros de receitas editados pelo CNP. Ciléa vai à Noruega. 

Noruega

O Concurso de Receitas do Bacalhau da Noruega foi um sucesso completo. Foram recebidas 552 receitas, sendo que o hotsite do concurso recebeu,em um mês, mais de cinco mil acessos. E mais de mil pessoas cadastraram-se  para receber regularmente notícias do Bacalhau da Noruega. O concurso reuniu participantes de norte a sul do país e  a participação do sexo masculino foi significativa. Concorreram 177  homens,  muitos com receitas criativas. 

O júri do Concurso foi formado por nomes reconhecidos no cenário gastronômico do Rio de Janeiro e pela diretora do Conselho Norueguês da Pesca, no Brasil, Kari Gulbrandsen. Participaram a chef Natacha Fink do restaurante Espirito Santa e professora do curso da Gastronomia, da UniRio; o consultor gastronômico e professor do curso de Gastronomia da Pontifica Universidade Católica (PUC) e do Curso de Gastronomia e Hotelaria do Senac, Raul Delamare. E também as professoras Rosangela de Paola (do curso de Gastronomia das Universidades Estácio de Sá e Augusto Motta – Unisuam); Sandra Goulart Magalhães do curso de Gastronomia da Unirio; e Cristina Lontro, do curso de Gastronomia das Universidades Estácio de Sá e Unisuam.

Os jurados levaram em consideração os seguintes itens: inovação / originalidade, sabor, e valorização do Bacalhau. Todos destacaram a diversidade das receitas. Os candidatos utilizaram o Bacalhau das mais diversas formas. O concurso reforçou, também, o bom resultado da união do Bacalhau com produtos brasileiros, como frutas (pequi e abacaxi, por exemplo), castanhas, abóbora, etc.

Para a chef Natacha Fink, que esteve à frente da seleção das receitas desde o início, o concurso refletiu bem o público da gastronomia, hoje,no Brasil. A iniciativa do CNP atingiu diferentes segmentos da sociedade. “Foi um concurso eclético, democrático”, diz ela, que destacou o papel do site e da internet para o sucesso alcançado.
A chef destacou, ainda, a criatividade dos participantes: “A receita vencedora, por exemplo, une o Bacalhau a um componente estrangeiro –cuscuz marroquino – mas também tem um forte traço brasileiro, pois emprega camarão e dendê”.

Um detalhe importante apontado pelo concurso, segundo Natacha Fink, foi o fato de a competição ter mostrado que o Bacalhau já faz parte do vida cotidiana do brasileiro: “As receitas foram criadas para o dia a dia e não para datas especiais, como o Natal ou a Páscoa”.

Contexto & Comunicação
Adriana Ayres
tel/fax.: (21) 2540-5105
celular.: (21) 9855-5026 / 7879-6556

sábado, 17 de abril de 2010

Lançamento da 5a edição do Festival Brasil Sabor 2010 – MAM – Rio de Janeiro

No dia 13 de abril, recebi um “delicioso” convite dos meus cunhados Marilene e Wellington, que dirigem a Pousada e Restaurante Tambo Los Incas, no Vale do Cuiabá, em Petrópolis, para participar do lançamento da quinta edição do Festival Brasil Sabor 2010, no Museu de Arte Moderna (MAM), no Rio de Janeiro.

Brasil sabor2010

A pousada/restaurante de propriedade de Gilka Leite Garcia foi um dos estabelecimentos convidados para participar do que é hoje um dos maiores eventos gastronômicos do país, o Brasil Sabor 2010.

O evento está na sua quinta edição e acontece de 15 de abril a 15 de maio de 2010, envolvendo restaurantes de todo o país em uma grande ação de promoção e valorização da gastronomia brasileira.

Todas as casas elegem um prato, que deve possuir um preço diferenciado, porém fixado pelo próprio estabelecimento. A novidade deste ano é a promoção “mais um por conta da casa”, em que o acompanhante de um pagante que escolhe o prato do festival ganha o mesmo prato grátis. Os dias e horários da promoção são estabelecidos por cada restaurante e devem ser consultados previamente.

 

O lançamento, no Rio de Janeiro, reuniu alguns dos melhores restaurantes do estado do Rio. Entre eles, Tambo Los Incas Pousada e Restaurante, Couve-Flor, Languiole, Aquim Café, Zazariba e outros.

Os convidados puderam saborear os pratos de todos os restaurantes e eu felizmente estava presente para experimentar e comentar agora para vocês.

Eu, minha esposa Paula e Marilene chegamos por volta das 20:00 no MAM, e já tinha bastante gente esperando pela hora de poder degustar as iguarias.Os restaurantes envolvidos passaram a tarde toda envolvidos na preparação de seus pratos e de seus stands, e com certeza não deixaram a desejar.

O Tambo Los Incas, da região serrana, através do simpático e talentoso chef Sergio Barbosa, desenvolveu o Pato ao Calvados e bolinhas sauté, preparado com vinho tinto, açúcar, pimenta do reino, destilado Calvados, lascas de maçã, dentre outros ingredientes. Estava delicioso e foi a sensação da noite!!

Chef Sérgio Barbosa, Guilherme, eu (de penetra na foto), Marilene e Wellington formam a equipe competente e criativa do Tambo Los Incas.

O restaurante Amendoeira trouxe alguns kitutes do mar. Camarões, lulas e até siris fazia parte do show junto com alguns molhos padrões e outros um tanto diferentes, como morango com pimenta e abacaxi com gengibre. Agradou ao paladar, mas confessamente sem nenhuma novidade.

O Navegador veio com uma receita de peixe com molho, crocante de alho poró e arroz de gergelim de duas cores. Apesar da bonita apresentação, o sabor não me seduziu, pois não percebi nenhum tempero que estimulasse meu paladar.

O Laguiole, restaurante que serve ao MAM, não ficou atrás e serviu uma receita muita boa de arroz de bacalhau com batata palha e ovo poché. Ficou no tradicional, mas garantiu uma receita que agradou ao público.

O tortelli de brie com molho de damasco e lascas de amêndoas do Pax, foi uma das surpresas da noite também. Com uma massa caseira bem leve e no ponto “al dente”, a combinação brie/damasco agradou em cheio.

O restaurante La Cigale, trouxe os camarões a La Cigale, que vêm grelhados e guarnecidos por palmito pupunha tostado, palha de batata baroa, legumes e vinagrete de ervas frescas. Bem saboroso!

O tradicional restaurante Couve-flor, do Jardim Botânico, veio com o rocambole de bacalhau com requeijão e molho de maracujá. Como era de se esperar, agradou o público geral. Massa leve e ingrediente nas medidas certas.

O restaurante Caminho do Ouro, de Paraty, veio de longe e não perdeu a viagem. Não deslumbrou, mas deixou seu recado com essa receita de robalo em crosta com mini-nhoques de milho verde.

O Bistrô Casa do Fogo, também de Paraty, fez um show visual com seu flambado, mas acho que pecou na demora em preparar pra tanta gente, o prato de lula flambada com papaia e hortelã

O Aquim Café veio com uma de suas melhores receitas, o arroz negro com ragú de cordeiro e alecrim. No evento do Restaurant Week do ano passado eu tive a chance de experimentar. Muito bom! Mas, acho que erraram na quantidade (pra menos). Muita gente ficou sem a chance de poder experimentar dessa vez, inclusive eu. Que pena!

A chef Ana Bueno, do restaurante Banana da Terra de Paraty levou a sobremesa de nome “Banana da Terra”, com massapão com infusão delicada de cachaça, maracujá e especiarias. Simpática, ela servia à todos os convidados sua saborosa criação.

Apenas no quesito curiosidade, consegui adentrar à cozinha para mostrar para vocês os bastidores dessa gostosa festa de sabores. Foi daqui que saiu todas essa maravilhas citadas acima e algumas que infelizmente não consegui fotografar, afinal eu também merecia uma pausa para as degustações.

DSC04137 (Custom)

Não podia deixar de registrar e colocar aqui alguns dos arranjos da festa, pois apesar da gastronomia ser a protagonista, ninguém faz sucesso sem os coadjuvantes e figurantes.

Com uma noite linda e sem chuva (ainda bem), o visual a partir do MAM para o parque do Flamengo estava inspirador para uma degustação incrível como essa.

Parabéns à organização e todos os participantes pela possibilidade de difusão da nossa gastronomia. Eventos como esse são super importantes pois buscam a promoção e valorização da gastronomia brasileira como um diferencial competitivo para o setor de turismo do país. Que continuem assim!! O público agradece!

Quem quiser mais informação sobre o eveno visite o site www.brasilsabor.com.br. Lá estão cadastradas todas as casas que fazem parte do festival, seus respectivos pratos, valores e receitas.

terça-feira, 13 de abril de 2010

Pólo Jardim Oceânico brinda a chegada da nova estação com pratos, drinks, degustações, cursos e promoções

Não é a toa que o Jardim Oceânico foi o lugar escolhido para abrigar o mais novo pólo gastronômico da cidade. Depois da Tijuca, Botafogo, Centro, Copacabana e Leblon já terem o ponto de encontro com dezenas de opções para degustar uma boa comida, chegou a vez da Barra da Tijuca.

O movimento para a criação do mais novo pólo da cidade foi iniciado no ano passado e já conta com a adesão de mais de 20 bares e restaurantes da região.

“Frutas e frutos de outono” é o nome do primeiro movimento gastronômico do pólo, onde bares e restaurantes da região recebem a nova estação com pratos e drinks temáticos, degustações, cursos e promoções. O Festival vai do dia 1º ao dia 30 de Abril.

Frutas como abacate, banana,caqui, carambola, coco, goiaba, fruta do conde, tangerina, estarão presentes em pratos e drinks, assim como castanhas, avelãs, nozes e pinoli.

Restaurantes Participantes:

La Pasta Gialla - Av. Olegário Maciel, 130 – loja C - Tel.: 2491-2792
Frango ao curry com Risoto de banana e chutney de manga (R$29,00)

990-foto_la_pasta_gialla_-_frango_ao_curry__com_risoto_de_banana_da_terra_e_molho_chutney__2_-_polo

Frango ao curry com risoto de banana da terra e molho chutney 

Gurtti Frozen & Coffee
Para o outono a sugestão é frozen iogurte natural com calda de banana com canela e frozen iogurte natural com calda de chocolate e lascas de castanha. Quem escolher um destes toppings para acompanhar o frozen, paga o preço do frozen natural simples (R$6,00)

ABDQ (Associação Brasileira de Degustadores de Queijos) - Ilha da Gigóia – Cond.Highlander – casa 2 – Tel.:2491-6882
Além de degustações de queijos, a ABDQ estará com uma grade especiais de cursos entre eles: “Harmonizando queijos com frutas, frutos e pães”.

Degustação queijos ABDQ

Degustação de queijos

La Mole - Av. Armando Lombardi, 175 – Barra da Tijuca Tel.: 3460-0800
A casa preparou um menu especial de outono. A pedida leve fica por conta da Torta de ricota e presunto de Parma, acompanhada por mix de folhas, gorgonzola e castanhas carameladas (R$ 24,90). Entre os pratos principais, Penne All'Amatriciana (R$ 25,90), com autêntica massa italiana grano duro, Truta com crosta de azeitona, musseline de batata baroa e legumes verdes (R$ 28,90) e Entrecôte grelhado com molho de cogumelos, acompanhado de cestinha crocante de batata com saladinha de tomate-cereja, agrião e ovo de codorna (R$ 36,90). De sobremesa Caqui com sorvete de creme por R$ 6,95.

caqui_sorvete - La Mole - polo

Sorvete de Caqui

Miss Gourmet Sushi Café - Av. Olegário Maciel, 366 / Loja C - Tel: 3203 6455
Torta de Nozes com Chocolate (R$69,90) - Genoise (pão de ló) de chocolate intercalada por duas camadas de genoise de nozes, recheada com um especial creme de chocolate e outro de nozes, coberta com creme de chocolate, farofa de chocolate e decorada com nozes inteiras e arabesco de chocolate.

Nozes_Chocolate_Fatia - Miss gourmet - pólo

Fatia Nozes e Chocolate

Skinna - Av. Armando Lombardi, 205 lojas 106 e 107 – Tel.:2493-2300
Entrada: Camarão Coconut (empanado com coco e molho agridoce) R$ 52,00, Prato: Filé de peixe Itapoã (grelhado com vatapá de camarão e Castanha de Caju) R$ 88,00 p/ duas
pessoas e de Sobremesa: Doce de Goiaba Caseiro c/ Sorvete de Queijo R$ 10,80.

Sushi Carioca – Av. Armando Lombardi nº 205 loja 104 - Tel: 2495 – 2815 / 2495 – 4839
Califórnia de Kani com abacate e pepino – 8 unidades – R$17,00, de sobremesa banana com avelã – 4 unidades - R$11,00 e Caipisakê de tangerina ou fruta do conde – R$12,00

Capricciosa – Av. Olegário Maciel, 108 – Tel.: 2494-2212
Festival de Outono: Bavete ao Pesto (R$ 29,00), basílico, pinoli, queijos pecorino e grana padano, azeite, batatas e vagens. Região: Ligúria.

Capricciosa Trattoria_Bavete al pesto_basílico, pinoli, queijos pecorino e grana padano, azeite, batatas e vagens 2_Crédito Landau  

Trattoria_Bavete

Taco tequila - Av. Olegário Maciel, 231 – Tel.: 2493-4868
Para o Festival de Outono o Taco Tequila preparou duas opções especiais elaboradas com frutas típicas da época: GUACA MIX - purê de abacate bem temperado. Apresenta uma combinação entre o Guacamole, a Quesadilha machaca (tortilla de farinha de trigo em forma de meia lua fatiada e recheada com carne assada desfiada, cebola refogada e mussarela) e os Nachos(chips de trotilla de milho crocantes) servidos no prato. R$ 22,90.

Casa de Festas Mig Mug e Teen Club – Av. Olegário Maciel 402 – Tel: 2493-8840 /Rua Antonio Dias Martins 18 – Tel:2495-2473
O cliente que realizar sua festa no Mig Mug  ou Teen Club Mig Mug no período do evento, ganhará como “plus” um buffet especial de brigadeiros no palito com vários sabores de outono, entre eles o brigadeiro com castanha de caju, brigadeiro com coco e brigadeiro com  amendoim, que serão preparados na presença dos convidados ao longo de toda a festa.

Club lounge - Rua Antonio Dias Martins, 18 – tel: 2495-2473
Já o Club Lounge Casa de Festas oferecerá aos clientes um serviço de bartender preparando caipifrutas com sabores da estação.

Big Polis Suco – AV- Olegário Maciel 348 LJS A/B/C – Tel.: 2492-5696
A casa de sucos criou para o evento o Crepe de chocolate, chantillly e morango – R$11,00

O Pólo Jardim Oceânico

O projeto da Prefeitura do Rio, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Solidário, em parceria com o Sebrae-RJ, o Sindicato de Bares e Hotéis e a Associação Comercial do Rio de Janeiro, veio para oficializar o que já era realidade.
De acordo com os dados da Prefeitura, a expectativa é de que em até três anos ocorra um aumento de 15% a 30% no fluxo de pessoas no Jardim Oceânico e, consequentemente, no lucro dos estabelecimentos que integram o pólo gastronômico da região.
Para Marly Almeida, Presidente do Pólo, a iniciativa irá beneficiar não só os estabelecimentos do ramo de entretenimento, mas a todos na região. “ Em breve teremos ações promocionais também voltados para outros segmentos. Iluminação e segurança são apenas um dos itens que fazem parte dos benefícios que os empresários e moradores do Jardim Oceânico terão com o Pólo”, diz a Presidente.

Informações
Assessoria de Imprensa: Contato Comunicação
Monique Santos – monique.santos@contato.info
Fernanda Carvalho – Fernanda.carvalho@contato.info
Tels.: 2577-7822 / 9407-1991 / 7883-0861

Related Posts with Thumbnails