sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

O evento de Lançamento do livro “BACALHAU DA NORUEGA” COM TEMPEROS BRASILEIROS

DSC01739 (Large)

Um dos meus primeiros posts desse blog foi um informativo completo sobre bacalhau, falando um pouco da origem, os tipos de peixes usados, e várias curiosidades sobre o assunto. Na época, uma das pessoas que gentilmente forneceu muitas informações para a minha pesquisa foi a Adriana Ayres, assessora de imprensa do Bacalhau da Noruega. Desde então, ela sempre tem me atualizado com receitas, lançamentos de produtos e várias outras notícias.

DSC01707 (Medium)

Adriana Ayres

Semana passada, ela me mandou um e-mail o qual fiquei bastante emocionado com carinho que ela teve com a minha pessoa. Ela informava que estaria enviando o convite do lançamento do livro “Bacalhau da Noruega com temperos brasileiros” que o Conselho Norueguês da Pesca (CNP) idealizou. Recebi não só o convite, como também o livro, que por sinal é lindíssimo. Bem produzido, com excelente acabamento, e recheado com receitas de dar água na boca, o livro é um verdadeiro tesouro para qualquer fã de gastronomia. São 184 páginas, onde o tradicional produto dos mares gelados da Noruega é super bem utilizado com sabores e aromas tipicamente brasileiros.

Bar dos descasados1 

O lançamento foi no dia 8 de dezembro de 2009, terça feira, no Bar dos Descasados, do Hotel Santa Tereza, no bairro de mesmo nome, na cidade do Rio de Janeiro. Graças à minha amiga Adriana, eu tive a chance de poder estar presente e posso dizer a vocês, leitores, que foi magnífico.

Bar dos descasados4

Bar dos descasados3

Eu, minha esposa Paula e minha amiga Verônica fomos três dos vários convidados que tiveram a chance de participar do lançamento. Infelizmente, o tempo não ajudou tanto. Como o local fica situado no bonito bairro de Santa Tereza, a vista do lounge do bar ficaria ainda mais bonita se o dia estiver aberto e sem chuva, mas isso não ofuscou nem um pouco o brilho da festa.

DSC01728 (Medium)

Adentramos o Hotel Santa Teresa e descemos alguns degraus até chegar no Bar dos Descasados. Logo na entrada, uma pessoa verificava a lista dos convidados. Nesse momento, a Adriana, que estava ali no backstage do evento cuidando de tudo, nos avistou e simpaticamente nos conduziu para o interior do bar. Depois de ter trocado vários e-mails ao longo desses meses de blog foi a primeira vez que nos encontrávamos pessoalmente, e a sua simpatia, gentileza e atenção se fizeram presentes tal qual nos e-mails.

DSC01766 (Medium)

Recebemos das mãos dela um kit muito legal com um calendário 2010 com algumas receitas selecionadas, um avental de cozinha personalizado e senão o mais importante, o belíssimo livro de receitas do Bacalhau da Noruega. Tudo isso devidamente embrulhado de forma elegante numa caixa verde com laço vermelho. Nota 10!

Como havíamos chegado cedo, perto das 19h, logo arrumamos um lugar para sentar no interior do bar. Mesas e cadeiras rústicas, mas de muito bom gosto davam um clima aconchegante ao local, que ainda mantinha alguns arcos de pedras que outrora eram partes de uma antiga senzala. Na área externa, haviam alguns gazebos que tornavam o ambiente ainda mais descontraído e acolhedor.

DSC01704 (Medium)

DSC01698 (Medium)

Logo, os convidados começaram a chegar e também alguns chefs e personalidades importantes que ajudaram a idealizar o livro. Uma dessas pessoas era Kari Gulbrandsen, diretora do Conselho Norueguês da Pesca.

DSC01724 (Medium)

Kari Gulbrandsen e Rosamaria Murtinho

Assim, como ela, estiveram presentes nessa noite, a atriz Rosamaria Murtinho, a poeta e atriz Elisa Lucinda, o antiquário e colecionador de arte Jorge Quartilho, o escritor e roteirista Paulo Lins, o diretor de carnaval da Escola de Samba Imperatriz Wagner Araújo e os chefs Rolland Villard, Pierre Landry, Flavia Guaresma e Olivier Cozan.

Paulo Lins

Kari e Paulo Lins

Elisa Lucinda

Elisa Lucinda e Kari

Wagner Araujo

Wagner Araújo e Kari

Jorge Quartilho

Kari e Jorge Quartilho

Durante o evento várias iguarias, produzidas pelo chef de cozinha Damien, do Hotel Santa Teresa, foram servidas. Visualmente bem apresentadas e super saborosas, as diversas comidinhas foram mais um dos destaques na festa.

Entrada de Batata baroa chips e molho de alho

DSC01710 (Medium)

Mixed nuts

DSC01726 (Medium)

Rolinhos vietnamita de legumes com molho “sambal”

Cappuccino de cenoura com gengibre e bacalhau

DSC01733 (Medium)

Mini salada de feijão fradinho com bacalhau

DSC01735 (Medium)

Guiozas de carne e Nirá com molho “Black bean”

Mini creme de aipo rábano com bacalhau da Noruega e azeite de truffas

DSC01745 (Medium)

Bolinhos de bacalhau com molho de tomate picante

DSC01747 (Medium)

Batata calabresa com molho especial de bacalhau

Naõ podia deixar de falar também das bebidas que foram servidas. Espumante, diversos tipos de caipirinhas, e vários outros drinks faziam rodízio na preferência dos convidados. Opções para todos os gostos.

DSC01705 (Medium)

Num determinado momento a cônsul geral da Noruega, Anne Vibeke Lilloe, saudou os convidados, e falou da integração entre as duas culturas, marcada pela adaptação do bacalhau aos gostos e sabores brasileiros, num discurso breve mas com bastante emoção.

Anne Vibeke Lilloe

Infelizmente, a nossa presença não poderia ser maior devido a outros compromissos firmados para o mesmo dia, e tivemos que nos despedir. Antes de ir embora, agradecemos à amável, Adriana Ayres, que nos presenteou com essa oportunidade única de poder participar de um evento tão enriquecedor.

DSC01725 (Medium)

DSC01752 (Medium)

Antes de terminar esse post, quero apenas lembrar que em breve estarei postando uma incrível surpresa para os nossos leitores. Brevemente vou colocar instruções de como participar do sorteio de 2 livros de receitas do bacalhau da Noruega, cedidos gentilmente pela nossa amiga Adriana. Não deixem de participar. Bjs à todos!!

“ Adoro bacalhau e não apenas na receita que assino no livro - na verdade, a receita é de uma amiga, a qual dei só o meu toque pessoal - mas em muitas criações, das mais simples às mais sofisiticadas. Nunca fui uma pessoas que curtisse cozinhar sempre. Nunca tive tempo. Mas criações especiais, adaptações, misturas fazem parte da minha personalidade e é com elas que exerço os meus dotes culinários. E se tem algo que planejo para o próximo ano é exatamente um curso de culinária, mais voltado para o detalhe, para as reduções, sabores diferentes. É isso! Gosto do diferente, embora adore todos os bons e tradiciionais pratos de bacalhau.”
Rosamaria Murtinho

Agradecimentos:
Contexto & Comunicação
Adriana Ayres
tel/fax.: (21) 2540-5105
celular.: (21) 9855-5026 / 7879-6556

À minha amiga Verônica que gentilmente conversou com a atriz Rosamaria Murtinho para o Sabor e Alquimia.

As fotos são de autoria do Sabor e Alquimia, com exceção das fotos do Bar dos Descasados que são do site do Hotel Santa Teresa (www.hotelsantateresa.com.br), e as do Paulo Lins/Elisa Lucinda/Wagner Araújo e Jorge Quartilho, que foram cedidas pela Contexto & Comunicação para a utilização no blog.

4 comentários:

*-...-* Ana Anita *-...-* disse...

Gente bonita, um evento de muito bom gosto e bacalhau sempre um ótimo tema...principalmente para nós, que apreciamos culinária...

bjssssss

Blog do Jopin disse...

Parabéns,João!O blog já marcando presença em eventos por convite de patrocinadores. Tudo muito bom, desde o local, a natureza do encontro, as pessoas, os "comes & bebes", até a presença da poesia pela poeta Eliza Lucinda!Vou entrar no sorteio do livro; aguardo as instruções. Abração do DadZe

Katia Bonfadini disse...

João, eu já tinha visto as fotos e amado tudo: o lugar, as comidinhas, os pratinhos, bandejas e recipientes onde foram servidas, as taças de vinho, o livro, as receitas etc. Tudo muito interessante!!!!! Adoraria ter sido convidada pra um evento como esse, ainda mais em um lugar tão charmoso! Parabéns pelo post e pelas fotos, tudo bem detalhado e caprichado! Beijos!

Verônica Cobas disse...

Como sua convidada, me diverti muito no lançamento do livro. Por que a comida era ótima, a bebida excelente, o ambiente agradável e as companhias, sempre indispensáveis para mim. Seu relato foi preciso e repleto das informações que tornam um texto gostoso de ler. Muito bom, querido amigo. Minha pequena participação? Bem pequena, sem dúvida. E se o fiz, o fiz porque você é grande para mim. Beijos

Related Posts with Thumbnails