sábado, 17 de abril de 2010

Lançamento da 5a edição do Festival Brasil Sabor 2010 – MAM – Rio de Janeiro

No dia 13 de abril, recebi um “delicioso” convite dos meus cunhados Marilene e Wellington, que dirigem a Pousada e Restaurante Tambo Los Incas, no Vale do Cuiabá, em Petrópolis, para participar do lançamento da quinta edição do Festival Brasil Sabor 2010, no Museu de Arte Moderna (MAM), no Rio de Janeiro.

Brasil sabor2010

A pousada/restaurante de propriedade de Gilka Leite Garcia foi um dos estabelecimentos convidados para participar do que é hoje um dos maiores eventos gastronômicos do país, o Brasil Sabor 2010.

O evento está na sua quinta edição e acontece de 15 de abril a 15 de maio de 2010, envolvendo restaurantes de todo o país em uma grande ação de promoção e valorização da gastronomia brasileira.

Todas as casas elegem um prato, que deve possuir um preço diferenciado, porém fixado pelo próprio estabelecimento. A novidade deste ano é a promoção “mais um por conta da casa”, em que o acompanhante de um pagante que escolhe o prato do festival ganha o mesmo prato grátis. Os dias e horários da promoção são estabelecidos por cada restaurante e devem ser consultados previamente.

 

O lançamento, no Rio de Janeiro, reuniu alguns dos melhores restaurantes do estado do Rio. Entre eles, Tambo Los Incas Pousada e Restaurante, Couve-Flor, Languiole, Aquim Café, Zazariba e outros.

Os convidados puderam saborear os pratos de todos os restaurantes e eu felizmente estava presente para experimentar e comentar agora para vocês.

Eu, minha esposa Paula e Marilene chegamos por volta das 20:00 no MAM, e já tinha bastante gente esperando pela hora de poder degustar as iguarias.Os restaurantes envolvidos passaram a tarde toda envolvidos na preparação de seus pratos e de seus stands, e com certeza não deixaram a desejar.

O Tambo Los Incas, da região serrana, através do simpático e talentoso chef Sergio Barbosa, desenvolveu o Pato ao Calvados e bolinhas sauté, preparado com vinho tinto, açúcar, pimenta do reino, destilado Calvados, lascas de maçã, dentre outros ingredientes. Estava delicioso e foi a sensação da noite!!

Chef Sérgio Barbosa, Guilherme, eu (de penetra na foto), Marilene e Wellington formam a equipe competente e criativa do Tambo Los Incas.

O restaurante Amendoeira trouxe alguns kitutes do mar. Camarões, lulas e até siris fazia parte do show junto com alguns molhos padrões e outros um tanto diferentes, como morango com pimenta e abacaxi com gengibre. Agradou ao paladar, mas confessamente sem nenhuma novidade.

O Navegador veio com uma receita de peixe com molho, crocante de alho poró e arroz de gergelim de duas cores. Apesar da bonita apresentação, o sabor não me seduziu, pois não percebi nenhum tempero que estimulasse meu paladar.

O Laguiole, restaurante que serve ao MAM, não ficou atrás e serviu uma receita muita boa de arroz de bacalhau com batata palha e ovo poché. Ficou no tradicional, mas garantiu uma receita que agradou ao público.

O tortelli de brie com molho de damasco e lascas de amêndoas do Pax, foi uma das surpresas da noite também. Com uma massa caseira bem leve e no ponto “al dente”, a combinação brie/damasco agradou em cheio.

O restaurante La Cigale, trouxe os camarões a La Cigale, que vêm grelhados e guarnecidos por palmito pupunha tostado, palha de batata baroa, legumes e vinagrete de ervas frescas. Bem saboroso!

O tradicional restaurante Couve-flor, do Jardim Botânico, veio com o rocambole de bacalhau com requeijão e molho de maracujá. Como era de se esperar, agradou o público geral. Massa leve e ingrediente nas medidas certas.

O restaurante Caminho do Ouro, de Paraty, veio de longe e não perdeu a viagem. Não deslumbrou, mas deixou seu recado com essa receita de robalo em crosta com mini-nhoques de milho verde.

O Bistrô Casa do Fogo, também de Paraty, fez um show visual com seu flambado, mas acho que pecou na demora em preparar pra tanta gente, o prato de lula flambada com papaia e hortelã

O Aquim Café veio com uma de suas melhores receitas, o arroz negro com ragú de cordeiro e alecrim. No evento do Restaurant Week do ano passado eu tive a chance de experimentar. Muito bom! Mas, acho que erraram na quantidade (pra menos). Muita gente ficou sem a chance de poder experimentar dessa vez, inclusive eu. Que pena!

A chef Ana Bueno, do restaurante Banana da Terra de Paraty levou a sobremesa de nome “Banana da Terra”, com massapão com infusão delicada de cachaça, maracujá e especiarias. Simpática, ela servia à todos os convidados sua saborosa criação.

Apenas no quesito curiosidade, consegui adentrar à cozinha para mostrar para vocês os bastidores dessa gostosa festa de sabores. Foi daqui que saiu todas essa maravilhas citadas acima e algumas que infelizmente não consegui fotografar, afinal eu também merecia uma pausa para as degustações.

DSC04137 (Custom)

Não podia deixar de registrar e colocar aqui alguns dos arranjos da festa, pois apesar da gastronomia ser a protagonista, ninguém faz sucesso sem os coadjuvantes e figurantes.

Com uma noite linda e sem chuva (ainda bem), o visual a partir do MAM para o parque do Flamengo estava inspirador para uma degustação incrível como essa.

Parabéns à organização e todos os participantes pela possibilidade de difusão da nossa gastronomia. Eventos como esse são super importantes pois buscam a promoção e valorização da gastronomia brasileira como um diferencial competitivo para o setor de turismo do país. Que continuem assim!! O público agradece!

Quem quiser mais informação sobre o eveno visite o site www.brasilsabor.com.br. Lá estão cadastradas todas as casas que fazem parte do festival, seus respectivos pratos, valores e receitas.

3 comentários:

Adriana e Christophe Legond disse...

Adoramos ver algumas fotos desse evento que, para nós, foi mais que saboroso. Pena não termos sido citados junto com outros colegas de Paraty, afinal éramos o único francês da noite. Quem sabe no próximo ano teremos a oportunidade de surpreendê-lo? Ou quem sabe aqui mesmo em Paraty, pequeno paraíso encravado entre o mar e a montanha.
Cordialment,
Adriana e Christophe Legond

Verônica Cobas disse...

Só agora li o post, João. O que você me contou ao vivo nem de longe reproduziu o que vejo aqui. Ambiente de sabores e prazeres é sempre bom ambiente. Receitas muito originais, mesmo as que já conhecia como a do Aquim e do Couve-Flor.
E o texto estava inspirado também, buscando harmonia com os pratos e com a ambientação do MAM.

beijos

Unknown disse...

nice article is shared in above blog post know about our Sunrise Health Resorts in Jaipur and water park in Jaipur, Have developed a special 7 days programme called Anti-Ageing, based on Ayurveda centre in Jaipur & ayurveda hospital in Jaipur,ayurveda treatment in Jaipur, Yoga centre in Jaipur and Naturopathy treatment in Jaipur; these ancient systems of wellness centre in Jaipur. contact-9828590094
all rajasthan
seo training institute in Jaipur
seo service in Jaipur
spa in Jaipur
spa centre in Jaipur
rajasthan government jobs
water park in Jaipur
Panchakarma treatment in Jaipur
Shirodhara treatment in jaipur
massage centre in Jaipur

Related Posts with Thumbnails