quarta-feira, 13 de outubro de 2010

Belgian Beer Festival: o primeiro evento de cerveja e gastronomia Belga no mar do Rio de Janeiro

Belgian Beer Festival

O empresário, importador de cervejas belgas, e proprietário do Belgian Beer Paradise no RJ e em SP, Xavier Depuydt, realiza com o patrocínio da cerveja Stella Artois e da Chez Bonbon-empresa especializada em chocolates gourmet e com o apoio da Prefeitura do Estado do Rio de Janeiro, da Câmara de Comércio e Indústria Belgo-Luxemburguesa-Brasileira no Brasil (Belgalux), o primeiro evento de cervejas belgas na América Latina no dia 23 de outubro no Porto da Marina da Glória, na cidade maravilhosa. O barco ficará ancorado.

Belgian Beer Festival2

Belgian Beer Festival está trazendo com exclusividade o chope Hoegaarden, Leffe Blonde, Leffe Brune, Stella Artois e Belle-Vue kriek. O buffet será produzido a 4 mãos por Xavier Depuydt e pelo renomado Chef australiano - Greigor Caisley, os pratos serão típicos da Bélgica e todos harmonizados com cervejas belgas. Para a sobremesa, chocolates belgas.

Belgian Beer Festival3

O MENU
A culinária Belga apesar de muito diversificada ainda é muito pouco conhecida nos trópicos. Para conhecer um pouco desta culinária é preciso voltar um pouco no tempo, pois devido as invasões a gastronomia sofreu muitas influências de países como Alemanha, Holanda, França e Espanhóis, com isso aumentando a sua diversidade.

Belgian Beer Festival5

Amantes de batatas, - dizem até mais que os Portugueses-, a gastronomia belga é rica em carnes de todo o tipo e bem condimentada. Mexilhões e aves também estão entre as listas dos ingredientes prediletos dos Belgas.

E o principal usa-se muita cerveja na preparação dos pratos. Entre os pratos do Festival :

Entradas
Croquete de queijo com Leffe Blonde, Blini de salmão com molho Hoergaarden Citron e o prato mais vendido na Bélgica, o mexilhão cozido na cerveja e vinagrete.

Buffet
Sopa de cerveja Hoergaarden com queijo gruyere, Vlaams Stoofvlees (carbonade flambado cozido na cerveja Leffe Brune),Vol au Vant com Leffe Blond.

Foto Xavier com charuto

O ANFITRIÃO – XAVIER DEPUYDT
Xavier herdou da família o seu interesse e conhecimento pela bebida. Em 1895, Maurice Depuydt, seu avô paterno, comprou em um leilão a cervejaria chamada “L´Avenir” (Construída em 1892) de seu bisavô materno J. Gernaey.

Em 1897 se avô paterno ganhou uma medalha de bronze na Exposição Internacional de Bruxelles. Em 1914, fugindo da guerra, a família Depuydt abandonou o estabelecimento e foi para Inglaterra. No retorno a cidade, em 1919, encontrou a cervejaria completamente destruída. Porém, a semente da paixão permaneceu e germinou na alma de Xavier.

Depois de 10 anos trabalhando para cervejarias belgas, Xavier Depuydt veio para o Brasil em 1996, instalou-se no Rio de Janeiro, onde três anos depois abriu a Belgian Beer Paradise, a primeira loja – espaço para degustação de cervejas Belgas do país. Atualmente tem loja em Ipanema, Rio de Janeiro e em Moema em São Paulo.

SERVIÇO:
Evento: Belgian Beer Festival
Local: Porto da Marina da Glória/RJ (21 2205-6716‎)
Endereço: Av. Infante Dom Henrique, s/nº, Aterro do Flamengo, Glória – RJ
Data: 30/10/2010
Horário do evento: de 13h às 23h
Estacionamento: sim – no local. Do estacionamento até o barco está incluído o serviço de van.
O Buffet será servido a partir: das 14h às 16h e das 19h às 21h
Entrada no festival: até às 20h
Preço: R$240,00 – inclui: o passeio, bebidas (cervejas, refrigerantes, água) & comidas (aperitivos buffet e sobremesa)
Forma de pagamento: Cartões: crédito e débito, depósito ou boleto
- Crianças com até 6 anos não pagam. E de 6 até 12 anos pagam: R$120,00 e podem ficar somente até às 22h
Maiores Informações: www.belgianbeerfestival.com.br

Mapa

Assessoria de Imprensa:
Contato Comunicação
Monique Santos – (21)2577-7822 / 7883-0861
monique@contato.info

3 comentários:

Katia Bonfadini disse...

João, que delícia esse evento! É a minha cara!!!!!! Nossa, deve ser fantástico! O único problema é o $$$$$$$, mas mesmo assim, vou encaminhar o post pro Marcelo. Quem sabe ele não me presenteia com essa experiência etílica/gastronômica????? Beijão!

Rachel disse...

Olá João, adorei a matéria, mas gostaria mesmo é das receitas dos:

"Sopa de cerveja Hoergaarden com queijo gruyere, Vlaams Stoofvlees (carbonade flambado cozido na cerveja Leffe Brune)"...rs!

Bjuss!!!

Paula Nadler disse...

Adorei seu blog!!!!!!!

Related Posts with Thumbnails