terça-feira, 9 de novembro de 2010

Receita Bacalhau na Nata – Concurso “Sua receita Oba”

Gostaria hoje de pedir a atenção de todos os leitores do SABOR E ALQUIMIA para falar de uma votação de receitas que acontece no site OBAHORTIFRUTI que é um portal de culinária e receitas.

ObaHortifruti

O concurso cultural denominado “Sua Receita Oba” é promovido pelo Grupo Fartura de Hortifruti e tem como objetivo escolher a melhor receita culinária, segundo critérios de Praticidade e criatividade no preparo, originalidade da receita, história da receita, receita saudável e foto.

Bacalhau na nata

Mas, gostaria de pedir a colaboração e o voto de todos vocês para uma pessoa em especial que é o do Carlos Alexandre de Oliveira, que mandou a receita de Bacalhau na nata. Ele mesmo diz que é uma receita de família "ampliada".

“Tenho excelente relacionamento com meu sogro, que faz um excelente bacalhau na nata. Com algumas adaptações, desenvolvemos a receita e postei em meu blog. Em Portugal, dizem que é chamado de "bacalhau espiritual" de tão saboroso que fica. Realmente, é para comer de joelhos!!!!!”

Carlos é gourmet amador e trabalho como executivo em uma empresa de transportes.

Não deixem de votar. Segue AQUI o link. Boa Sorte, Carlos!!

Ao final do concurso, as receitas serão publicadas em um livro onde os lucros serão revertidos para o Centro Infantil Boldrini.

Receita Bacalhau na nata

RECEITA BACALHAU NA NATA

Ingredientes

  • 800 gramas de bacalhau desfiado
  • 500 gramas de creme de leite fresco
  • 300 ml de azeite virgem
  • 3 cebolas grandes picadas ou processadas
  • 1 dado de caldo de bacalhau
  • 1 pitada de pimenta branca moída
  • Sal a gosto
  • 01 purê de batatas feito com: 5 batatas grandes, alho, leite, sal e salsinha

Modo de preparo

24 horas antes deixe o bacalhau de molho por 3 vezes em água normal para dessalga-lo.

Após o último molho, deixar 1 noite na geladeira coberto com leite integral. Numa panela grande e funda, quebre a cebola sem deixar doura-la com 3 colheres cheias de azeite.

Em seguida junte o bacalhau e o dado de caldo e mexa bastante até integrar a mistura até próximo de secar. Em seguida junte bastante azeite virgem (200 ml) e a pimenta integrando-os bem a mistura. Num pirex grande, coloque no fundo a nata (creme de leite fresco), uma camada de bacalhau, uma camada de purê, nova camada de bacalhau e nova camada de purê.

Coloque em forno pré-aquecido a 250 graus e espere o creme de leite subir e a cobertura gratinar (aproximadamente 30 minutos).

Sirva com um bom vinho, aqui vamos acabar com a lenda do vinho branco acompanhando peixes, recomendamos então um bom vinho tinto, preferencialmente um Carmenere Chileno ou um Sangiovese Italiano. Para os mais puristas um bom vinho do Alentejo acompanha muito bem!

tempo de preparo: 1:00
porções: 08

2 comentários:

Rachel disse...

Olá amigos...já vou lá dar meu voto para o rapaz... a receita é ótima e com certeza honrou a original... do sogro!
Concordo plenamente...chega dessa onda que o vinho tem de ser o branco, aqui em casa o tinto é presença constante e o Merlot é meu favorito!

Abraços!!!

Jaime disse...

Essa receita é otima , mas bacalhau com natas é de um jeito , e o bacalhau espiritual é de outra , seria bom o Carlos ver as receitas de bacalhau em sites especificos , pois o seu sogro deve ter se confundido nas receitas !!
Abs

Related Posts with Thumbnails