segunda-feira, 11 de abril de 2011

Roteiro Gastronômico em Curitiba

A capital do Paraná é um misto de culturas, cores e sabores; os imigrantes que ocuparam a cidade durante o séc. XIV não contribuíram somente para a construção urbana da cidade, muito dos valores e costumes do povo curitibano também vêm deles e na gastronomia não poderia ser diferente. Restaurantes, bares, bistrôs, cafés e até mesmo alguns hotéis em Curitiba que possuem serviço gastronômico incluem em seus cardápios pratos de origem européia. Vai viajar para o Paraná? Prepare-se para desfrutar de um dos roteiros culinários mais cosmopolitas do Brasil.

jardim-botanico 

Jardim Botânico – Curitiba

Durante a segunda metade do séc. XIX, o continente europeu passava por grandes transformações, a revolução industrial estava chegando e com ela o sonho de uma vida melhor para os camponeses. Muitos migraram do campo para a cidade em busca de maior estabilidade financeira, entretanto, esse grande êxodo rural causou um inchaço populacional no velho mundo, fazendo com que muitas dessas pessoas se deslocassem para o continente americano, que estava em expansão. Desses europeus retirantes, boa parte veio para o Brasil e alguns deles vieram para Curitiba. A partir desse ponto é que a história da capital paranaense começa de fato a ser construída; antes do séc. XIV a cidade já vinha se desenvolvendo, porém, a partir desse período é que esse desenvolvimento começou a caminhar em passos largos.

Santa-Felicidade-1024x684

Santa Felicidade – Curitiba

Quando os imigrantes europeus chegaram a Curitiba, começaram se organizar em pequenas colônias, as mesmas que deram origem a um dos redutos da gastronomia italiana na cidade: o bairro de Santa Felicidade. Atualmente, a região abriga aproximadamente 30 restaurantes e todos eles, sem exceção, possuem algum prato italiano no cardápio; entre os restaurantes, o mais famoso de todos é o Madalosso. Considerado um dos maiores restaurantes da América Latina, o estabelecimento se tornou um verdadeiro ponto turístico.

Madalosso2

Restaurante Madalosso – Curitiba

Andando pelas ruas da cidade você pode encontrar também uma infinidade de feirinhas gastronômicas que servem os mais diversos pratos das mais diferentes etnias, uma das mais famosas é a Ferinha do bairro Batel, que acontece durante os sábados das 17h às 21h e se localiza entre as ruas Presidente Taunay e Coronel Dulcídio. Já o bairro do Centro Cívico é conhecido por seus restaurantes de origem ucraniana, se você nunca experimentou das iguarias desse povo, fique tranquilo, pois não é nada de muito exótico; muitos dos pratos são feitos a base de carne (principalmente de porco) vegetais, frutas e cogumelos.

Curitiba é uma cidade cosmopolita e isso se reflete em sua culinária que apresenta milhares de sabores e cores, então, se você vai visitar a cidade arrume as malas, reserve o hotel e bom apetite... Ops! Boa Viagem!!!

massa_Madalosso 

Massa do Madalosso – Curitiba

Post escrito especialmente por Mariana Hillbrecht do Fala Turista

FOTOS

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails