sexta-feira, 18 de março de 2011

Bar Tijucano ressalta o que o bairro tem de melhor

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No próximo dia 29 de março, a Tijuca, na Zona Norte do Rio de Janeiro, terá a sua disposição mais um bar para o roteiro de sabores, mas nenhum tão bairrista quanto seus moradores. Na tradução mais completa do que é um bairro, a Tijuca conserva o melhor da rotina de vizinhança: a mesma padaria para o pão de todo dia, o vendedor de frutas da esquina, o jornaleiro que é chamado pelo nome e até o botequim de estimação.

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Localizado na Conde de Bonfim – tradicional rua do bairro – o TIJUCANO nasce da proposta de valorizar a principal característica da população local: o orgulho, representado no bar por um bolinho de batata baroa com filé mignon ao molho madeira nomeado de Orgulho Tijucano. Jorge Mansur, empresário da área há 15 anos e investidor do bar, escolheu o local depois que uma pesquisa de opinião apontou a carência de casas desse tipo na redondeza.

Fotos Cardápio TIjucano11

No menu, alegria, irreverência e saudosismo em pratos com nomes que homenageiam o bairro:

Sanduíche Tijuquinha, antigo cinema
(R$ 19,50 - pão de leite na chapa, filé mignon, queijo, batata frita, tomate e alface)

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Unidos da Tijuca, escola de samba
(R$ 54 - arroz, camarão,lula, polvo, mexilhão, ervilha, tomate e parmesão)

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Maracanã, estádio mais famoso do mundo e orgulho entre os locais
(R$ 60,50 - picanha fatiada na chapa, cebola gratinada, farofa de ovos)

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Bife ao Bar do Éden, rotina tijuca no pós-cinema da década de 60
(R$ 42 - bife de alcatra, ovos, batata frita e arroz branco).

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Para acompanhar, a casa destaca chope; caipirinhas com cachaça nacional, vodka, tequila e saquê; além de cervejas nacionais e importadas (Leffe, Hoegaarden, Quilmes, Stella Artois). Quem prefere bebericar observando a rua tem a sua disponibilidade um bar externo,com acesso pela varanda e entrada independente do restaurante. É o Pontinho, com bancos pirulito e serviço de salgadinhos expostos em displays de vidro utilizados nos anos 60.

Marcello Campos_Alexandre Pinheiro A decoração assinada pelos arquitetos Marcello Campos e Alexandre Pinheiro também é temática. O projeto valoriza a relação de amor e tradição que os tijucanos têm com seu bairro a partir de um dado histórico: o bairro foi o local escolhido para os passeios da família real. Por conta disso, muitos nobres construíram lá suas mansões, razão pela qual várias das ruas tijucanas aludem à nobreza, como Conde de Bonfim e Barão de Mesquita.

Dentro do bar, os detalhes reproduzem essa idéia de nobreza: o gradil na varanda, o tom de verde imperial; o chão em porcelanato e o design inspirado em traços do século XVIII. Fotos atuais e antigas da Tijuca nas paredes, garçons uniformizados com roupas que lembram a vestimenta do Colégio Militar e cardápio com histórias sobre o bairro completam a atmosfera. A história do bairro vem dos tempos imperiais e a auto-estima de seus moradores soube preservar a alma de quem parece sempre desfilar sua majestade. Mais que cariocas, todos são nobres porque são tijucanos.

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Vale salientar que a logomarca do Tijucano e todas sua gama de aplicações gráficas; cardápio, porta-quardanapo exclusivo, papel de mesa, guarda-talheres, cartão fidelidade, uniforme, entre outros, foram criações exclusivas da empresa Cinco Mais Comunicação e Design.

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SERVIÇO:
Tijucano
R. Conde Bonfim 616, loja A – Tijuca - Tel.: (21) 2572-8947

Texto original tirado do site: http://www.gastromania.com.br/mostra_noticia.asp?codigo=3928

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