terça-feira, 6 de março de 2012

Chef Eudes Assis será homenageado pela Câmara Municipal de São Paulo

Na comemoração dos 376 de emancipação de São Sebastião que acontece no próximo dia 16 de março, o Chef Eudes Assis será homenageado pelo empenho em divulgar a cozinha caiçara, na qual é especializado.

image

Algumas receitas típicas, assim como os ingredientes que fazem parte da geografia do litoral paulista, como a Taioba, têm sido bandeiras desse chef que as expõem à frente dos mais variados meios de comunicação. Por suas mãos, a cozinha caiçara já se pronunciou em mais de 20 países e no Brasil, suas criações com os produtos caiçaras, já contribuíram para que ele se destacasse e ganhasse o prêmio como chef revelação da revista Prazeres da Mesa em 2010.

O chef é um autêntico caiçara, portanto, conhece e tem em sua memória os sabores da região, mais especificamente, da sua infância na praia de Boiçucanga, de Camburí, onde vive atualmente, e de Maresias, onde se destacou por quatro anos no então Restaurante Seu Sebastião.
Para galgar esses caminhos Eudes estagiou, trabalhou e fez cursos nos melhores restaurantes da região, de São Paulo e do mundo. Desse modo, Manacá, grupo Fasano, Cordon Bleau e até Ferran ADriá, entre outros, foram paradas do chef, em busca de mais conhecimento e aperfeiçoamento de suas técnicas. Rasgou os mares por um tempo, cozinhando em iates de luxo para magnatas, o que também provou que é capaz de atender com suas habilidades os gostos mais exigentes.

Assis, o Chef Caiçara, acabou por se destacar por unir os ingredientes locais às técnicas modernas da cozinha de vanguarda e assim passou a ser convidado a participar de festivais e ministrar palestras para alunos de gastronomia. Na última vinda do estrelado chef francês Allain Ducasse ao Brasil ele saboreou os bolinhos de taioba feitos por Eudes Assis, e maravilhado com o sabor da folha colou no peito um adesivo: “I Love Taioba”.

Conhecedor das dificuldades da região onde nasceu, desde 2011, Assis passou a se dedicar também ao trabalho social, levando seu conhecimento, de forma voluntária, a mais de 100 crianças do Projeto Buscapé, em Boiçucanga. Este Projeto existe há quatro anos e, há um ano, além das atividades de música, esportes e artes também apresenta a Oficina de Gastronomia, coordenada pelo chef e Claudia Jardim.

image

Todas as quartas-feiras um grupo de aproximadamente 60 alunos da região vivenciam o processo de preparação de receitas típicas caiçaras, colocando literalmente a mão na massa. Essas oficinas, além de ser um aprendizado, também divertem a garotada. A cada semana, o Chef Eudes Assis apresenta às crianças uma breve introdução à culinária caiçara, abordando assuntos sobre peixes e frutos do mar, seus diversos tipos e espécies. No decorrer da aula, as crianças podem aprender passo a passo como se prepara a receita do dia, como por exemplo, o verdadeiro peixe azul marinho, feito com peixe, banana verde, farinha d’água, sal e taioba. Para dinamizar as atividades e os conhecimentos, Assis convida para as oficinas outros chefs de diferentes cozinhas para que as crianças possam aprender outras técnicas e sabores. Além de sua linda e vitoriosa história de vida que o chef tem como exemplificar para os pupilos, as mensagens de respeito e disciplina fazem parte da vivência.

Para ele: “Gastronomia é um vasto campo e sempre carente de bons profissionais. Despertar o interesse das crianças para esta área pode abrir horizontes inimagináveis, deixando o sonho de uma vida melhor bem mais próximo. Sinto-me honrado em participar com a minha culinária nesta linda causa”.

Tamanha a repercussão do sucesso da oficina, no último dia 4 de fevereiro, ela foi tema de reportagem exibida pela RedeTV.

EudesAssis-1 Bolinho de Taioba


BOLINHOS DE TAIOBA
20 unidade
Ingredientes:

400 g de taioba cortada em jullienne
200 g de farinha de trigo
200 g de purê de batata
1 colher (chá) de fermento
50 g de cebola picada
30 g de manteiga
200 g de farinha de mandioca fina para empanar
Sal e pimenta do reino a gosto

Modo de preparo:

  1. Refogue a cebola na manteiga.
  2. Adicione a taioba e o purê de batata.
  3. Adicione a farinha de trigo e mexa ate desgrudar do fundo da panela.
  4. Coloque o sal e pimenta do reino a gosto.
  5. Deixe esfriar 
  6. Faça os bolinhos com a ajuda de duas colheres e empane na farinha de mandioca fina.
  7. Frite em óleo bem quente.

Chef Eudes Assis
12 – 9774.6686
Email: chefeudes@hotmail.com


Informações:
MARILU PERETTI
Blue Comunicações
Fones: 5594.0218 // 9686.1729
Face: Marilu Peretti
E-mail: mariluperetti@uol.com.br

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails