terça-feira, 19 de maio de 2009

Rio Restaurant Week - Aquim Café

Sábado, 16 de maio, foi o dia que escolhemos para finalmente,através do evento do Rio Restaurante Week, conhecer o Aquim Café (www.aquimgastronomia.com.br). Inaugurado em julho de 2007, o restaurante está localizado num dos bairros mais nobres do Rio de Janeiro, o Leblon. Do outro lado da rua, alguns metros mais adiante, outro estabelecimento da família Aquim também faz vista pela sua originalidade. É a butique de doces Aquim, um lugar que encanta não só pelo bom gosto do projeto arquitetônico, como pela decoração, original e luxuosa. É quase uma joalheria, tamanho o esmero com os bombons e doces, que ali, mais do que nunca, são pequenas jóias. Até as atendentes merecem o olhar admirado: estão impecáveis em seus tailleurs. Mas isso é papo pra outro momento, pois o post de hoje vai falar sobre as impressões do pratos servidos no Aquim Café.



Devido ao evento, a procura pelas pessoas interessadas em experimentar novos ambientes e sabores tem sido intensa. No sábado de nossa visita, o restaurante sequer fazia reservas, dando chance aos que chegassem primeiro. Eu e Paula combinamos de ir assim mesmo, mas só poderíamos chegar lá por volta de 13h30, quando a casa já estava aberta desde o 12h. Graças ao nosso casal amigo, Verônica e Carlos, além de sua filha Ana Luiza, que iriam também almoçar mais cedo por lá, conseguimos chegar mais tarde e ainda poder ficar junto a eles.


Quando chegamos, eles já estavam na etapa da sobremesa e nos adiantaram alguns dos comentários sobre os pratos, De qualquer forma, e para poder experimentar cada sabor, eu e Paula pedimos um prato de cada do menu fixo da casa, para fazermos nossa avaliação também. As entradas chegaram rápidas. Eu pedi o tartar de legumes com polvo marinado e vinagrete de ervas. Paula pediu a polenta com creme de funghi secco e parmegiano. Confesso que achei o meu prato infinitamente menor que o de Paula, mas pensei que talvez em termos de sabor poderia sair ganhando. Erro meu, o polvo estava muito gostoso, mas o tartar não tinha muita expressão. Apesar do vinagrete tentar segurar o sabor, senti que faltava alguma coisa. Até porque, depois de ver e provar o prato de polenta, o polvo tinha perdido meu voto. Realmente, a conjunção de sabores da polenta com o funghi secco estava divino. Na medida certa.


Comentários à parte, enquanto conversávamos na mesa, notamos que várias pessoas ainda chegavam para almoçar e várias ainda aguardavam para entrar. O restaurante que possui 44 assentos disponíveis ficou pequeno para tanta gente que estava lá disposta a apreciar aquelas iguarias. Antes que nossos pratos principais chegassem, Carlos fez um comentário que se fez verdade assim que recebi meu pedido. Escolhi o arroz negro com cordeiro e já tinha feito uma imagem do prato na minha cabeça, mas ela foi por água abaixo no momento que o vi. A quantidade era pequena, pelo menos na minha opinião, e a aparência parecia ser de feijão. Aí foi que lembrei do comentário de Carlos. Ele disse: "Será que não vai fazer falta?" Realmente, além de estar parecido com um prato de feijão, também não se via sinal de nenhum pedaço de cordeiro. Bem, felizmente, apesar desse impacto inicial, o sabor era incrível. Diferente e aromático, o arroz seduziu até Paula que depois pediu para trocar de prato comigo para saborear o final do arroz. No fim o resultado foi positivo!


O prato principal de Paula era a truta grelhada com crocante de alho poró e risoto de tomilho. A quantidade dessa vez era generosa, o risoto estava uma delícia, porém o sabor da truta não achei nada de especial. Como já tinha tido oportunidade em outro momento de ter ído a um restaurante especializado em trutas - Trutas do Rocio (www.trutas.com.br), em Petrópolis, me senti confiante para avaliar. O risoto estava muito saboroso e o alho poró crocante dava um paladar diferente. Confesso que, na boca, o risoto, o alho poró e a truta, juntos davam um sabor todo novo, que elevava em muito a nota do prato no geral. Infelizmente, nossos amigos, que estavam com outros compromissos, tiveram que ir embora, restando apenas eu e Paula para degustar a nossa sobremesa.

O sorvete de gengibre com calda de chocolate e especiarias estava uma delícia. O gengibre estava bem ativo e podia se sentir até mesmo no ar o aroma dele. Excelente pedida!! A outra sobremesa, embora fosse uma das iguarias da casa, não saiu tanto a contento do nosso paladar por apenas um detalhe. Achamos muito doce! O macaron de confit laranja com canela se assemelha a uma bolacha em termos de aparência, pois possui duas metades mais consistentes com um recheio no meio. Quando puder, quero voltar, mas dessa vez até à butique Aquim para experimentar os outros macarrons menos adocicados e aí poder dar minha avaliação mais apurada. Pra quem gosta de doce, vai amar a iguaria. Vale a pena!


Notas do Aquim (de 1 a 10):
Ambiente: 9; Atendimento: 8,5 (prestativos, porém um pouco sisudos); Comida: 9 e companhia dos amigos e esposa: 11!


Aquim Café
Endereço: Avenida Ataulfo de Paiva ,1240, Loja B - Leblon - Rio de Janeiro
Telefone: (21) 2512-4670
Site oficial: www.aquimgastronomia.com.br

9 comentários:

Katia Bonfadini disse...

Post caprichadíssimo, como sempre! As fotos estão lindas e eu tive a sorte de poder experimentar esses mesmos pratos no dia seguinte. Posso dizer que gostei mais do tartar que acompanhava o polvo do que você, mas concordo que a truta não estava tão suculenta e temperada. O Marcelo, por sua vez, adorou o arroz negro com cordeiro, mesmo não sendo farto. Ele pediu o sorvete e eu, o macarron. O sorvete fez sucesso mas achei o gosto do gengibre muito ativo. Já o macarron, estava gostoso, porém um pouco doce além da conta. No geral, acho que tivemos impressões parecidas. Acho que não voltaria no Aquim, a não ser que fosse pra tomar um café e comer uma fatia de torta diferente. Ah, esqueci de dizer que provei o apple martini e amei!!!! Só não voltaria por causa dele porque custava 18 reais!!! Melhor tentar reproduzir em casa! Beijão!

Nicinha disse...

Olá João,
Acho que iria gostar de conhecer a butique de doces Aquim, além de gostar de gastronomia, gosto muito da arquitetura local do ambiente.Deve ser lindo esse lugar. Eu sou encantada com a Confeitaria Colombo.Será que na confeitaria está tendo algo do evento?

Saiu uma matéria no Globo Rural falando do arroz negro, o melhor e mais saudavel, e até ensinaram uma receita. Essa história de Cordeiro, em Julho tou indo a Argentina e a Kátia surgeriu o cordeiro, não sei se vou encarar. É uma carne saborosa? Tou adorando esse evento, mesmo não tando no Rio, tou acompanhando aqui.
Está muito legal o blog de vocês.
Bj Nicinha

João Luis Guedes P. Pereira disse...

Kátia: Obrigado mais uma vez pelo seus elogios. Os posts das criativas são tão caprichados, informativos e ilustrativos, que eu tenho que tá sempre procurando manter o nível, afinal como designer que somos, sei que nossa cobrança conosco mesmo é grande. Que bom que vocês puderam também ir ao Aquim pra poder traçar a opinião de vocês. E que bom que assim você teve chance de descobrir mais um drink para sua coleção. Daqui a pouco seu livro de drinks tá quase pronto! Já tem o conteúdo, uma designer de mão cheia pra editorar, uma jornalista super profissional e competente para dar aquele look no texto...bem só vai ficar restando, imprimir!!! Quem sabe?! Obrigado pela visita no blog e dos seus comentários sempre bem vindos!! Bjs!!

João Luis Guedes P. Pereira disse...

Nicinha: Nossa, a butique de doces do Aquim é algo maravilhoso mesmo. Quando puder dá uma olhada no site (www.aquimgastronomia.com.br). A loja, os doces, a apresentação é muito diferente do trivial.
Bem, quanto a sua pergunta da Confeitaria Colombo, ela não está participando do evento. E já que vc falou na Argentina, não sei se você já esteve lá alguma vez, mas existe uma espécie de confeitaria que é o Café Tortoni, que é tipo a Colombo. Muito interessante. Vale a visita! Só não peça uma rabanada lá! Uma amiga minha pediu e veio uma fatia de pão meio-preto fria. O garçom insistia que era uma rabanada. rsrsrs!
Olha, foi a primeira vez que comi cordeiro, na verdade, água de cordeiro, pois de cordeiro se via muito pouco, mas o paladar estava bem saboroso. Se você não é vegetariana, eu arriscaria a tentativa. Tenho um ditado que adota na vida pra certas coisa que diz; "Prefiro me arrepender das coisas que fiz do que as que não fiz".
Essa matéria do arroz negro eu não vi. Fiquei interessado, vou até procurar no site!!
Fique ligada nas novidades do evento. Essa semana vou postar mais dois lugares!! Obrigado, Nicinha, mas uma vez pela sua visita constante e seus comentários!! Bjs!!

*-...-* Ana Anita *-...-* disse...

Mais uma vez...um deleite vir até aqui.

É saborear com todos os sentidos e é certeza de encontrar posts ricos e cheios de informação e coisas interessantes.

Tu sempre tem uma visão linda dos lugares que visita e nos faz sentir isto através do relato que escreve...

Está tudo lindo!

bjsssssssssss

João Luis Guedes P. Pereira disse...

Anita:
Como diz uma amiga minha, o bom é conta histórias, e isso eu tenho aprendido bastante com ela. Obrigado por saborear com a gente todos esses momentos e sensações. É uma prazer poder ver, sentir e apreciar e depois poder falar e relatar todas essas informações e sentidos. Obrigado mais uma vez!! Beijos!!!!

Verônica Cobas disse...

Querido,

Conhecer o Aquim foi quase uma aventura. Mas conseguimos experimentá-lo dentro do Rio Restaurant Week. Fora dele certamente ficaria muito mais caro. A polenta era ótima, gostei do macaron - embora concorde que estava mais doce do que a patisserie francesa recomenda - e do crocante de alho poró. Talvez fora do evento os demais pratos do cardápio sejam bons, mas não achei nada de mais. Bom mesmo foi a companhia. Agradável, amistosa, harmônica e deliciosa. bjão. Vê

Nicinha disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
João Luis Guedes P. Pereira disse...

Oi, Vê! Realmente foi uma aventura. Parecia até uma "corrida de revezamento", entra um time e sai outro!! rsrs! Mas, no final,deu tudo certo!! Conseguimos matar a vontade e enfim experimentar as comidinhas do Aquim!!
No fim, estarmos juntos e poder desfrutar momentos com a família e amigos é sempre a melhor satisfação!! Obrigado! Bjs!

Related Posts with Thumbnails