domingo, 24 de maio de 2009

Rio Restaurant Week - SKYLAB (Rio Othon Palace)

Depois de ter passado pelo Aquim Café no sábado à tarde, o dia ainda merecia uma programação. Como já havia pensado na possibilidade de ir jantar em algum lugar onde cenário e ambientação fizessem realmente diferença, decidi pelo Skylab Bar e Restaurante.

Combinei, ainda no Aquim, com Paula e nosso querido casal amigo, Verônica e Carlos, para juntos usufruirmos dessa nova aventura gastronômica. Telefonei para reservar, mas infelizmente o atendente disse que devido à grande procura, por causa do evento Rio Restaurant Week, eles não estavam realizando reservas. Apesar disso, resolvemos tentar.




O Skylab é o restaurante do Rio Othon Palace, um dos tradicionais hotéis cinco estrelas da cidade do Rio de Janeiro. Está localizado no 30o andar do hotel e com uma vista privilegiada de toda a orla da praia de Copacabana. Em 2008, o restaurante passou por reformulações significativas, modernizando sua decoração, iluminação e cardápio.


O Skylab atende aos 586 apartamentos disponíveis do hotel e possui a opção de café da manhã, almoço e jantar. Quem preferir comer à beira da piscina, pode utilizar a área externa do Skylab. mais voltada para atendimento de bar e tendo à frente a generosa visão da praia de Copacabana. Quem quiser conferir o visual mais requintado, a melhor escolha é a do interior do salão do restaurante. Ninguém se arrependerá de qualquer uma das opções!



À frente da cozinha do Skylab está o chef Jean Yves Poirey, um francês que combina ingredientes regionais com sua experiência adquirida na culinária francesa e em suas andanças ao redor do mundo.

Só pra contar um pouquinho desse chef, pois acho essas histórias sempre muito interessantes, ele se formou pela escola de hotelaria Thonon-Les Bains, uma das instituições de gastronomia mais conceituadas na França, Jean Yves foi responsável pela cozinha do Hotel Meridien, no Rio de Janeiro durante oito anos, com passagens por vários hotéis da rede, em Salvador, Portugal, Oriente Médio e África. Teve várias experiências internacionais em cruzeiros marítimos e comandou restaurantes em Genebra e na França. Hoje, de volta ao Brasil, já se sente um pouco brasileiro, pois casou-se com uma baiana e tem duas filhas brasileiras.


O Skylab promove durante todo o ano festivais gastronômicos temáticos, para aqueles que quiserem provar das diversas culinárias ao redor do mundo. E não se pode esquecer da incrível feijoada Othon, que acontece todos os sábados e que além dos 16 tipos de carnes, separadas em panelas de ferro, inclui também uma grande variedade de frios, queijos, saladas, sobremesas e os tradicionais acompanhamentos, regados com caipirinhas e música ao vivo. Um programa e tanto!
Eu e Paula chegamos ao Rio Othon perto das 19h30, pois com a impossibilidade de reservas, chegar cedo era primordial para o nosso programa não furar. Para não correr o risco acabar estacionando longe, resolvemos usar o serviço de valet park do hotel. Primeiro tomamos um susto, pois estava sendo cobrado R$15,00, pelo serviço. Uau!! Mas, para a nossa sorte, o manobrista nos informou que como estávamos indo para o restaurante, ao término do jantar pedíssemos que o garçom carimbasse o cartão para que o valor fosse abonado. Foi um alívio!

O Hotel Rio Othon é realmente luxuoso e requintado. E não apenas pela beleza do lugar e a gentileza de seu grupo de profissionais. Até o final do post vocês vão entender o porquê.
Pois pegamos o elevador e subimos para o 30o andar. O elevador parecia um foguete de tão rápido. Os números pulavam rapidamente no painel eletrônico, mas a sensação era de que não havia movimentação no elevador. Silencioso e eficiente.

Chegamos no terraço, onde se localiza o Skylab, e fomos atendidos gentilmente pelo maitrê executivo, Saraiva. Eles nos informou que algumas mesas estavam sendo reservadas para os hóspedes do hotel, e que verificaria se havia alguma disponível. Logo depois fomos prontamente levados até uma das mesas que estava vaga. Como as nossas companhias ainda não tinha chegado, fomos conhecer a área do bar, que fica ao lado do restaurante. À frente do bar está localizada a piscina do hotel que, por sinal, faz uma excelente combinação com o visual. Afinal estamos no topo de um edifício de 30 andares e com a vista para uma das praias brasileiras mais conhecidas em todo o mundo, Copacabana.

Logo que voltamos ao salão do restaurante, o prestativo e gentil Saraiva nos informou que uma das reservas perto da janela havia sido cancelada e perguntou se gostaríamos de trocar de mesa. Com a vista que teríamos da praia, calçadão e de todos os outros prédios da orla, a resposta não era difícil.

Pouco tempo depois, nossos amigos, Verônica e Carlos, chegaram. Por conta da altura e proximidade da janela, Carlos ficou inicialmente incomodado, mas antes da comida chegar já estava totalmente relaxado e à vontade.

Os detalhes da mesa, decoração, copos e até o cardápio especialmente impresso para a semana do evento revelavam o cuidado e empenho em dispor de todas as ferramentas para o total conforto e prazer dos clientes. Nos sentimos muito bem servidos e atendidos.

Fizemos nossos pedidos e, para entrada, eu e Verônica pedimos a opção de folhado de aspargos verdes servido com laranjas e molho de mostarda. O folhado parecia feito de folhas finíssimas de harumaki. No Brasil, harumaki é o famoso rolinho primavera. É também conhecido no mundo inteiro com o nome de spring roll e apesar de no Brasil usar-se o nome japonês, esse aperitivo é originário da culinária chinesa, servido em vários paises da Ásia e muito popular no Japão. Em chinês (mandarim) chama-se chûn juãn.

Juntamente com os aspargos, as folhas que pareciam ser de harumaki, formavam uma excelente combinação, sintonizando os sabores com o cítrico da laranja e o tempero do molho de mostarda. Mesmo para os carnívoros de plantão, essa entrada não passaria despercebida. Muito bem equilibrada e completamente saudável.

Paula e Carlos resolveram experimentar a outra opção de entrada, o crocante de salmão servido com bouquet de folhas verdes e creme de wasabi. O prato, além de bem servido, era bem decorado e saboroso. Como provei apenas uma pontinha, não posso avaliar, mas Paula e Carlos, que degustaram melhor o prato, aprovaram totalmente a combinação. E mesmo o creme de wasabi que poderia "queimar" a boca dos desavisados, se fez completamente mixado e equilibrado na mistura. Aprovado!!

Para os pratos principais, as mesmas duplas de entrada se mantiveram com suas escolhas. Eu e Verônica pedimos o filé de badejo servido com arroz negro e creme de lagostins. Estava tudo maravilhoso! A apresentação e decoração impecáveis, as cores bem encaixadas, os aromas e sabores, indiscutíveis. O arroz negro, apesar de sabor completamente diferente do que tinha experimentado no Aquim (lá, a mistura se fazia com o carne de cordeiro), fez uma presença bem marcante. Até o momento, pra mim, um dos melhores pratos servidos durante o Rio Restaurant Week.

Tournedor ao molho de cebola roxa acompanhado por batata gratinada foi a opção da dupla Paula e Carlos. Apesar do tamanho sugerir que era menor que o prato de peixe, a carne, por ser uma opção mais pesada em termos de digestão, estava na medida certa, ainda mais servida com a batata. Carboidrato e proteína estavam muito bem equilibrados. O tournedor estava muito bom pelo paladar de quem provou. Macio e tenro, esse "filé mignon alto e redondo" acompanhava muito bem o vinho que a Verônica escolheu. A batata gratinada, como coadjuvante, desempenhou brilhantemente o seu papel.

Como era uma noite especial, em lugar especial e com pessoas especiais, optamos por celebrar o momento com um vinho.Afinal, não poderia ser outra a bebida para esse instante de diversão, prazer e contentamento. Verônica, com mais experiência na degustação, fez as honras na escolha e optou por um Norton Malbec 2006 DOC. Excelente opção! Assim como fiz no post da Casa Julieta de Serpa, vou avaliar aqui o vinho. Com bem menos informação, pois o momento não permitia que eu ficasse estudando tanto o vinho. Vou repetir a explicação de alguns termos para aqueles que quiserem anexá-los ao seu vocabulário.

Norton Malbec 2006 DOC
Da região de Mendoza, na Argentina, a Bodega Norton tem esse vinho como um produto de excelente custo benefício. Ele fica um ano evoluindo em barricas de carvalho e mais outro na garrafa, antes de sair da vinícola.

Exame Visual
A iluminação não era a ideal para esse tipo de avaliação, não dava pra ver os reflexos (na borda de contato entre o vinho e o copo, forma-se o que chamamos de unha e essa unha pode apresentar reflexo diferente da cor principal do "meio" do vinho), mas dava pra se notar claramente que o tinto era do tipo vermelho-rubi. Era límpido (sem partículas em suspensão), com certa transparência e escorregadio (fluído como a água).

Exame Olfativo
Vinho franco (não é defeituoso), de caráter amplo (com vários aromas) e fragrante (bem aromático), com aroma de frutas bem maduras, tipo amora e com leve toque de madeira (por ter ficado em barricas de carvalho).

Exame Gustativo
Seco, sápido (equilibrado quanto à acidez), macio, encorpado sem incomodar (o corpo do vinho é sempre quanto a sua presença na boca, nunca quanto ao caráter visual), taninos (sensação de secura na boca) equilibrados, boa intensidade (o quanto ele se faz presente) e boa persistência (quanto tempo ele fica presente ainda na boca). Termina bem e está pronto para beber.

Depois de um bom papo, atendimento primoroso e serviço perfeito, chegou a hora da sobremesa. Pra não ficar diferente do que quando começamos, coincidentemente, as duplas iniciais finalizam seus pedidos com as mesmas parcerias. Eu e Verônica fomos de fondant de chocolate com creme de amarula e sorvete de creme. Estava uma delícia! Junto ao crepe Suzette da Casa Julieta de Serpa, também está entre as sobremesas premiadas, por mim, neste Rio Restaurante Week. O bom do fondant para mim, que não gosto de doces muito açucarados, é a parte de bolo, que é mais interessante do que, por exemplo no petit gateau, onde o recheio líquido é tão protagonista quanto o resto. Na medida certa!

Paula e Carlos não ficaram desapontados com suas escolhas, pois a tarte fina de maça servida com sorvete de creme estava deliciosa. Com um certo sabor único e diferente das tradicionais sobremesas, a tarte também teve seu local de destaque em meio de todas as sobremesas já citadas até o momento e ao longo de todos os posts anteriores.

Não sei se vocês estão lembrados, mas logo no início do post comentei do zelo, atendimento e atenção que o Rio Othon (leia-se Skylab) tem com seus clientes e que não era propaganda gratuita. Na verdade, era apenas a constatação de tudo isso ao longo do nosso jantar. O maitrê, os garçons e até o chef Jean Yves Poirey que esteve em nossa mesa, a meu pedido, através do gentil e cordial Saraiva, nos deram demonstração real de tudo isso.

Aliado ao que já foi comentado em relação ao cenário, ambientação, companhia, comida e bebida, esse programa fechou com chave de ouro a noite de sábado. Programa nota 10!

Notas dessa incrível experiência:Ambiente: 10; Atendimento: 10; Comida: 10; bebida: 10 e companhia dos amigos e esposa: 10! Dez, nota dez!!!
Rio Othon SKYLAB
Endereço: Av. Atlântica Nº 3264 - 30o andar - Copacabana - Rio de Janeiro
Telefone: (21) 2106-1666

Fiquem ligados e não percam o próximo post que virá com uma polêmica a respeito do evento. Não Percam! Bjs

8 comentários:

Nicinha disse...

Olá João!!
O blog Sabor e Alquimia é um verdadeiro encanto para os olhos de um bom Gourmet.Sempre primando pela qualidade e exuberância dos pratos.
Ambiente agradável e sofisticado, perfeito para reunirmos a família e amigos.
Adoro massa folhada essa Tarte Fina De Maça servida com sorvete de creme,está com um aspecto fantástico e deve ser muito saborosa mesmo!!
Parabéns João pelo conteúdo do texto!
Parabéns também pela elegância das meninas: Verônica e Paula .
Bj Nicinha

João Luis Guedes P. Pereira disse...

Olá, Nicinha! Que bom que gostou, pois nós adoramos. Cada detalhe foi suavemente degustado! Obrigado pela sua presença sempre pontual e as meninas agradecem os sinceros elogios! Obrigado!! Bjs!!

Katia Bonfadini disse...

João, suas fotos ficaram lindas! E esse foi um dos motivos que me levaram a conhecer o Skylab. O Marcelo gostou da entradinha, do prato principal e da sobremesa. Eu já não tive essa sorte... meu salmão do prato de entrada não estava muito freco. Sabe quando você sente aquele gosto amarguinho? E estava muito pouco temperado, apesar do cream cheese. Só gostei mesmo da massa fina e crocante, muito gostosa. O maître é realmente muito simpático e a vista é sensacional!!!! Acho que valeu a pena no fim das contas! Bjs!

Verônica Cobas disse...

Ao contrário da experiência da Katia, a que desfrutamos foi excelente. Comida ótima, vinho perfeito, atendimento gentil e lugar muito bonito. Eu e Carlos adoramos a companhia de vocês, o que - na verdade - foi a razão de ser do jantar. Amigos queridos e cuja presença bem perto só soma em prazer e carinhos às nossas vidas. Mas vale aqui o destaque para o vinho. Norton malbec DOC tinha o sabor amadeirado e encorpado que cada vez mais me atrai para o mundo dos vinhos e da experiência gustativa de curti-los em sabor, aroma e inspiração. Ah.. as taças eram lindas, de bojo largo, o que - em minha intuitiva opinião - soma valor à bebida.
Enfim..........nota 1000

beijos grandes, amigo.

João Luis Guedes P. Pereira disse...

Kátia: É uma pena que em termos de sabores, a sua experiência não tenha sido da mesma forma que a minha, mas essas coisas acontecem, ainda mais quando existem o fator humano envolvido. Os pratos devem ser sempre feitos da mesma maneira, mas nem sempre podemos isso é possível. Mas, de qualquer forma, que bom que você pode aproveitar o ambiente e o local, com o Marcelo! Bjs e obrigado pela visita!

João Luis Guedes P. Pereira disse...

Vê, concordo com você. Aquele dias os astros estavam alinhados e deu tudo certo. Poder desfrutar de tudo aquilo com vocês foi ótimo. E o vinho, pra mim tem sido um capítulo a parte, e melhor ainda poder desfrutar com pessoas que curtem da mesma forma que eu. Obrigado pela dica do Norton, afinal apesar de estar fazendo os cursos, a experiência manda muito em termos de degustação e isso você tem de sobra. Bjs e obrigado sempre pela companhia e presença!!

Nicinha disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

Estou feliz de descobrir o paradeiro de meu Maitre preferido, meu amigo Saraiva. Há tempo venho visitando restaurantes do Rio e arredores a procura deste excelente profissional que conquista seus clientes e os leva para onde ele vai. Um grande abraço. Dr. Gouveia

Related Posts with Thumbnails