quarta-feira, 19 de agosto de 2009

Dans le Noir: o restaurante onde se come no escuro

Dans le Noir

Traduzindo, Dans le Noir significa: no escuro e é exatamente essa a proposta do lugar: comer e beber no escuro total. O cliente escolhe o prato no bar iluminado (em 90% dos casos opta pelo menu confiança, onde a escolha de toda a refeição é feita pelo Chef) – e é levado até sua mesa, em fila indiana, por garçons cegos ou com forte deficiência visual.

Dans Le Noir03

Copos inquebráveis sobre a mesa, ele tateia atrás dos talheres e come sem saber se é peixe ou frango, arroz ou sopa. A intenção, dizem os criadores do restaurante, é acentuar o sabor dos pratos, criando uma experiência gastronômica única.

Dans Le Noir02

Inaugurado no final de 2004 em Paris, o restaurante Dans le Noir prova ter conseguido uma fórmula certa de atrair o público: usar a sensibilidade dos sentidos. Depois de inaugurar outro estabelecimento em Londres no ano de 2005, Moscou foi a última capital européia que ganhou, no fim do ano passado, uma filial do restaurante criado por Edouard de Broglie e Etienne Boisrond, dois ex-publicitários, que enfrentam críticas na mesma medida em que recebem elogios. E parte delas vem dos especialistas em gastronomia, que dizem ser absurdo comer sem olhar a comida, pois parte da experiência gastronômica é observar cores, formas e texturas de pratos e vinhos, antes de degustá-los.  De qualquer forma, os donos acham que é uma experiência positiva e um modo interessante de tornar as pessoas sensíveis à diversidade.

Apesar das críticas, o sucesso é grande e de acordo com a imprensa francesa, a reserva para uma mesa local deve ser feita com algumas semanas de antecedência.

Onoir

Outras cidades do mundo já imitaram a idéia. No Canadá, em Montreal, é possível comer no Onoir sob as mesmas condições. Os alemães já contam com o Unsicht-Bar, em Berlim e Colônia. No Brasil, a idéia original ainda não foi suficientemente convincente a fim de se investir em tal empreendimento. Quem sabe no futuro?!

11 comentários:

João Mario disse...

Agrada-me a idéia de comer no escuro, a visão está intimamente ligada ao psicológico e este geralmente produz entraves à de gustaçao de certos pratos saborosos porém nào tào apresentáveis... legal.

João Mario disse...

A proposito, seria um prazer que seguissem o meu blog
http://picadinhodebacana.blogspot.com

João Mario
Petrópolis/RJ

Katia Bonfadini disse...

João, amei o post! Eu adoro essas curiosidades e, com certeza, participaria da experiência!!!! Adoro aventuras gastronômicas! Estou curiosíssima pro próximo post! Bjs!

ANA OLÍVIA disse...

Oi, amo essas coisas novidades.

Já li matérias que em Campinas,
tem um restaurante assim.

Os meus amigos da Pousada Vizinho das Estrelas, que já te falei, servem no restaurante da Pousada, tudo a luz de velas.

Poderíamos fazer essa experiência na nossa casa. Que tal? Voce que gosta de reunir os amigos como eu, poderia fazer a experiência.
Vamos tentar?

Beijos,

Ana

João Luis Guedes P. Pereira disse...

João Mário: É uma experiência diferente, poder sentir apenas o sabor sem ter o visual. Provavelmente o paladar deve ficar mais aguçado, já que um dos sentidos está "temporariamente" inoperante. Vale a tentativa. Pena que estamos meio longe para tal.

Quanto ao seu blog, gostei muito das receitas. Acho que vamos poder trocar algumas figurinhas! Legal! Já está devidamente linkado e seguido! Valeu, abraços!!

João Luis Guedes P. Pereira disse...

Kátia: Você seria com certeza alguém que iria experimentar sem pestanejar! Ainda mais em Paris, não é mesmo?! Estou produzindo um post que vc vai gostar muito: restaurantes com temas inusitados ao redor do mundo´. É para breve!! Aguarde!! bjs!!

João Luis Guedes P. Pereira disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
João Luis Guedes P. Pereira disse...

Aqui no Brasil ainda não tem nada igual, mas existe vários semelhantes com luz indireta, penumbra ou velas.
A sua idéia de fazer em casa uma tentativa do gênero é muito boa. Não tinha pensado nisso! Vou tentar fazer um dia, mas antes sugiro a qualquer um que se embarque na idéia, fazer a aquisição, antes, de pelo menos copos de plástico para não correr quebrar aquele seu copo de estimação. Ana, se vc experimentar, depois nos conte!! bjs!

!!!§ÞëëÐ-ßø¥!!! disse...

Comer no escuro, rsrs
idéia interessante nunca tinha pensado nisso!!!
assim q der um tempinho faça uma visita em

http://www.paulacavequia.blogspot.com

lá vc irá encontrar deliciosas receitas, não deixe de participar, gostaria mto de lhe ter como membro no meu blog... dê sua sugestão, critica, opinião...

Sabor e Alquimia disse...

Obrigado, Paula pela visita e presença! Espero que volte sempre. Já adicionei o seu blog nos links do meu! Gostei muito!! Estarei sempre lá para ver as novidades!!!
Bjs
João Guedes Pereira
www.saborealquimia.blogspot.com

Verônica Cobas disse...

Humm...acho que experimentaria também. Só não gosto de bicho no escuro. O resto é bom. bjs

Related Posts with Thumbnails