quinta-feira, 2 de julho de 2009

A MORTE DO GOURMET

A morte do Gourmet” não é um livro sobre o mundo gastronômico, mas sobre o gosto e os sentidos que a cada momento marcam nossa lembrança e nosso paladar. Não trata dos sabores degustados, mas dos sabores vividos. A autora escreve sobre essa mobilização de sentidos, seja de quem cozinha ou de quem degusta. Para ela, “degustar é um ato de prazer, e descrever esse prazer é um fato artístico, mas, a única verdadeira obra de arte, definitivamente, é o festim do outro”.

cia_letras_morte_gourmet

A MORTE DO GOURMET, de Muriel Barbery
Editora: Companhia das Letras

SINOPSE
Em seu leito de morte, o grande crítico gastronômico Pierre Arthens é tomado pela última obsessão: lembrar-se do sabor que mais o enfeitiçara.

A viagem aos meandros do paladar começa na infância do protagonista, quando as artes culinárias da avó desabrocharam seu talento, e termina na consagração do profissional que celebrava deliciado uma simples sardinha frita ou um inesquecível sorbet de laranja.

No caminho, ele descreve a descoberta dos sashimis; a sensualidade dos tomates amorosamente colhidos na horta da casa de sua tia; o primeiro gole de uísque; o aveludado erótico da ostra. Sabores e odores misturam-se na memória do agonizante. Em contraponto às suas recordações surgem as vozes das vítimas de seu cinismo e egoísmo: a mulher e os filhos, a amante, o aluno, o gato de estimação e até mesmo a concierge Renée, que os leitores de Muriel Barbery conheceram em A elegância do ouriço.

Para idealizar certos cardápios e receitas de A morte do gourmet, romance traduzido em doze línguas, a autora contou com a colaboração de Pierre Gagnaire, um dos mais conceituados chefs da França, agraciado com três estrelas no Guia Michelin.

DADOS DO PRODUTO
TÍTULO: A MORTE DO GOURMET
IDIOMA: Português.
ENCADERNAÇÃO: Brochura  | Formato: 14 x 21  | 125 págs.
ANO DA OBRA/COPYRIGHT: 2000
ANO EDIÇÃO: 2009
AUTOR: Muriel Barbery
TRADUTOR: Rosa Freire D'Aguiar

Fontes
http://www.travessa.com.br/A_MORTE_DO_GOURMET/artigo/1f73d3c9-b00e-4513-b346-6cae947ec575
http://cultura.updateordie.com/literatura/2009/07/01/a-morte-do-gourmet/

3 comentários:

Katia Bonfadini disse...

Joãom que interessante... pela sinopse, parece ser o tipo de história que eu gosto de ler! ótima dica! Bjs!

Nicinha disse...

Olá João!
Estou lendo um livro muito legal a Itália de Jamie,do Jamie Oliver lembrei de você.Ele fala do amor pela Itália e o entusiasmo pela comida, pela vida que todo Italiano possui.
Como ele cita no livro: Boa comida para todos aconteça o que acontecer.
Quando você começa a apreciar comida, lugares e ocasiões, acaba tendo uma impressão significativa que se lembrará dela pelo resto da vida. Pois é sou uma paisagista, apaixonada pela gastronomia.
Bem fico devendo o Cordeiro Na Argentina para você e Kátia que tanto recomendou.
Bj e Bom Final De Semana.
Nicinha.
" A vida é curta para não tentarmos outras coisas, não importa quão bom seja o sujeito, você não pode estar sempre certo. Ter a mente aberta e deixar levar pelas novas experiências " Jamie Oliver...Isso é gastronomia.

Karla Lemos disse...

João que dica interessante, deu vontade de ler o livro... a idéia de ler sobre os sentidos que ele possa traduzir e viajar em pensamentos... pode gerar reais sentimentos, será???? Parabéns, adorei o post. bjs

Related Posts with Thumbnails