segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

CADEG: pés sujos se sofisticam no pólo gastronômico, sem salto alto

Segundo reportagem de Francisco Edson Alves no jornal O Dia, domingo, 06/2/2011, um renovado pólo gastronômico surge no espaço da Cadeg, onde já havia uma semeadura, mas que agora brota, toma ares profissionais, e assim merece ser chamado.
Tradicionalmente, tinha por atrativo básico o restaurante Cantinho das Concertinas, com acepipes da culinária portuguesa, regadas a bons vinhos, azeites, bacalhau, doces e atrações musicais lusas.

cidade4

A reportagem destaca o “banho de loja” que o lugar está recebendo, juntamente com investimentos na diversidade e na qualidade.
Segundo freqüentadores ouvidos, há também um dos maiores atrativos, associados á qualidade, são os preços, muito mais módicos que os de seus similares em bairros mais sofisticados.
Destacam-se entre as novas opções de cardápio o restaurante Barsa, trazendo toque de sofisticação para o popular mercado Cadeg Com uma cozinha colonial, trabalha com receitas regionais e de família. A pedida são as entradas de produção artesanal, como o pão do chefe recheado com calabresa e provolone e as bruschettas de funghi secchi, tomate seco e salaminho. Entre os pratos principais, o Bacalhau Rei (postas fritas no azeite extra virgem com alho dourado, acompanhadas de batata, couve, cebola, ovos cozidos e arroz) e o coelho ao vinho tinto (preparado com bacon magro, cogumelos frescos e minicebola, e servido com arroz mix de cereais). Para terminar, doces caseiros de banana, mamão verde, abóbora e doce de leite.

barsa

Também, como novo atrativo na área de carnes, está o restaurante Costelão  que tem como carros-chefe as iguarias feitas na brasa. Os destaques são a picanha importada, a linguiça de cordeiro e, adicionalmente, camarões VG. O cliente pede uma carne e pode escolher três acompanhamentos. Como entrada, recomenda-se a porção de cebola ao vinho.  O Costelão tem parceria com a Cervejaria Devassa.

costelao

Na área de botecos que se sofisticaram, destaca-se o Corujão, para o qual, o blogueiro de O Globo, Juarez Becoza, recomenda o sanduíche de costela de porco.

49_559-corujao

Ao seu lado, o vizinho Poleiro do Galeto, um pé sujo dos bons tempos, segundo o post de um visitante, no qual descreve a sua deliciosa aventura gastronômica. Dentre os itens mais solicitados, a farofa de ovo para abrir os trabalhos e depois o famoso bife com bastante alho e cebola com fritas. A cerveja é sempre bem gelada.  Para quem não come carne o bacalhau é de primeira e os bolinhos de bacalhau são saborosos..
Leia a reportagem completa da nova fase do pólo gastronômico da Cadeg.
Boas descobertas gastronômicas e dêem notícias!

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails