O restaurante Botín, com mais de 300 (trezentos!!!) anos de história, está situado em Madrid de los Astúrias, a um passo da Plaza Mayor. Foi construído sobre uma antiga bodega de tetos abobadados do século XVI.
Hoje, chamado de Restaurante Sobrino de Botin (anteriormente Casa Botin), figura no Guiness Book como o restaurante em atividade mais antigo do mundo. Foi fundado como estalagem no ano de 1725. Dsde então tem se mantido aberto no antigo prédio de quatro andares.
No ano de 1725, um chef francês chamado Jean Botín e sua esposa, de origem asturiana, fundaram o seu pequeno negócio, uma pousada, no número 17 da Calle de los Cuchilleros, junto à popular Plaza Mayor de Madri. Fizeram uma reforma no andar térreo do prédio fechando as varandas existentes. A data dessa obra está registrada em uma pedra da porta de entrada, até hoje ali.
Dessa data é também o seu famoso forno de lenha, que ainda hoje em dia segue atraindo os comensais pelo aroma de seus tentadores assados.
Na época, o Botín era considerado uma “casa de pasto”, pois o termo "restaurante" era aplicado apenas a alguns estabelecimentos, muito raros e exclusivos, que pretendiam imitar os parisienses (restaurant).
Curiosamente, até meados do século XVIII, não era permitida a venda de carne, vinho ou outras iguarias nas hospedarias, dado que era vista como concorrência prejudicial aos comerciantes desses produtos. Assim, podia servir-se apenas o que o hóspede trazia para ser cozinhado.
Tendo morrido seus fundadores, um sobrinho da esposa, chamado Cándido Remis, encarrega-se do estabelecimento que, desde então, passa a se chamar 'Sobrino de Botín'.
Atualmente, o restaurante ocupa quatro andares, mantendo-se o mais possível fiel à atmosfera de hospedaria, que é um dos seus principais encantos. Situado em plena Madrid dos Astúrias, o Botín desfruta de um enquadramento privilegiado. Por essa razão, desenvolveu-se um enorme esforço para que a casa não mude o seu aspeto original. Têm-se acontecido várias reformas e ampliações, de modo a atender a crescente afluência de clientes, mas sempre sem modificar o aspeto característico do edifício.
É evidente que o aspecto não é tudo: um bom serviço ao público, assim como uma cozinha cuidada e produtos da melhor qualidade fazem o resto. A especialidade do Botín é a cozinha castelhana e, mais concretamente, os assados de cordeiro e leitão (cochinillo asado). Três e quatro vezes por semana chegam ao restaurante carregamentos de leitões procedentes de Segóvia e cordeiros originários do triângulo mágico desta carne: Sepúlveda-Aranda-Riaza. Pouco a pouco, lentamente, cordeiros e leitões vão ganhando uma cor dourada ao calor do velho forno alimentado a lenha de azinho.
Cochinillo asado
Mas nem por isso os outros pratos são de desdenhar: também é possível saborear uma boa pescada de anzol, linguado fresco, amêijoas (moluscos bem pequenos, formados por duas conchas ovais) acompanhadas de um molho especialíssimo e muitas outras delícias.
Atualmente, o negócio é dirigido pela terceira geração da família González: Antonio, José e Carlos. Todos se esforçam por ombrear com a responsabilidade de que o Botín continue a mimar não só o estômago, mas também o coração de todos os seus clientes durante ainda, pelo menos, outros trezentos anos.
- Vídeos interessantes
Assista a uma vista virtual ao restaurante.
http://www.botin.es/360.htm - Restaurant Botin - Madrid
Entrevista com o proprietário mostrando detalhes
http://www.youtube.com/watch?v=IUopB_5RB6o - El Madrid de Los Austrias - Restaurante Casa Botin. Madrid
Mostra o acesso pela rua e arredores e depois o restaurante
http://www.youtube.com/watch?v=RB8tKrqd9As - Serginho Groisman visita e mostra como é o estabelecimento (programa "Altas Horas").
http://www.youtube.com/watch?v=-maafslBGo4 - Imagens:Pesquisa Google
http://www.google.com.br/search?q=restaurante+botín&hl=pt-BR&client=firefox-a&hs=W3C&rls=org.mozilla:pt-BR:official&prmd=ivns&source=lnms&tbm=isch&ei=f7ArTvnBMoXj0QH2pq2ECw&sa=X&oi=mode_link&ct=mode&cd=2&ved=0CBAQ_AUoAQ&biw=1366&bih=581
Nenhum comentário:
Postar um comentário