sábado, 6 de junho de 2009

Receitas de bacalhau

Em um post anterior, tracei aqui algums informações interessantes sobre o assunto, bacalhau. Falei sobre sua história, os tipos, curiosidades e receitas. Através do apoio de Adriana Ayres e Laura França (assessoras de comunicação e imprensa do Conselho Norueguês da Pesca [CNP]), consegui subsídios para fazer uma abordagem praticamente completa sobre o tema. A ajuda do Chef Piero Cagnin para falar sobre a harmonização do bacalhau com os vinhos também foi primordial para dar a informação mais apurada possível.

Afim de aproveitar todo esse apoio, vou colocar pra vocês duas receitas de bacalhau muito boas que me foram enviadas pela Adriana Ayres, do CNP. Obrigado pelas receitas e pelas fotos.

Aproveitem!

CASQUINHA DE BACALHAU DA NORUEGA

Natacha Fink (Restaurante Espírito Santa)

QA4N0788

Rendimento: de 12 a 15 unidades
Tempo de preparo : 15 minutos
Grau de dificuldade: fácil

INGREDIENTES

1 kg de Peixe tipo Bacalhau Saithe, dessalgado
100 g de cebola picada
30 g de alho fatiado
100 g de pimentões picados (verde, vermelho e amarelo)
1 colher (sopa) de salsa picada
1 colher (sopa) de coentro picado
100 g de queijo parmesão ralado
200 ml de leite de coco
30 ml de azeite
30 g de farinha de rosca
Sal a gosto

MODO DE PREPARO

Aquecer o óleo, dourar as lascas do bacalhau já dessalgado. Cobrir com a cebola, o alho e os pimentões. Deixar cozinhar por 7 minutos, ou até que tudo fique macio e dourado. Acrescentar as ervas, juntar o leite de coco e deixar apurar. Verificar o sal.
Despejar a mistura em casquinhas, ou tigelinhas individuais. Polvilhar com queijo ralado e farinha de rosca.
Levar ao forno para gratinar.

---------------------------------------------------------------------------------------------------

PUDIM DE BACALHAU DA NORUEGA

Chef Eduardo Mesquita (Senac-Rio) e alunos do Projeto Social CNP/Imperatriz Leopoldinense/Senac-Rio

Pudim

Rendimento: 6 porções
Tempo aproximado de preparo: 60 minutos
Grau de dificuldade: médio

INGREDIENTES

1 kg de Peixe tipo Bacalhau Saithe, dessalgado
1 kg de batata inglesa
3 cebolas médias
4 tomates médios bem maduros e firmes
½ molho de cheiro verde
6 ovos
2 xícaras (chá) de farinha de trigo
200 g de azeitonas verdes, sem caroços, picadas
200 g de ervilha congelada
2 xícaras (chás) de milho verde em conserva
200 ml de azeite extra virgem
Sal e pimenta do reino, moída, a gosto

MODO DE PREPARO

Em uma panela com água, cozinhar o bacalhau já dessalgado, sem pele e espinhas, por 15 minutos. Depois de cozido, desfazer o bacalhau em pequenas lascas. Reservar. Amassar a batata cozida e acrescentar o tomate picado, a cebola e o cheiro verde. Bater os ovos durante 3 minutos e depois misturar com o bacalhau e a batata amassada. Acrescentar a farinha de trigo, aos poucos, até formar uma massa homogênea. Adicionar azeitonas picadas, ervilha, milho e azeite, misturando bem.

Colocar a massa em forma untada com azeite. Assar em forno médio (180°C), em banho Maria, por 60 minutos.

8 comentários:

Verônica Cobas disse...

A casquinha de bacalhau é um convite quase irresistível. Já estive lá o Espírito Santa e, confesso, nem me preocupei com o bacalhau. Mas só por conta dessa sugestão, vale o retorno. Só ficou faltando por aqui a sua fantástica receita de bacalhau. Provada e aprovada por tantos. bjs. Vê

Nicinha disse...

Olá João,
Adorei as dicas e receitas.
Vamos provar no domingo a casquinha de bacalhau,já tomamos nota.
Adoramos receitas, fora que cozinhar é um hobby perfeito. Juntar a familia, os amigos, em casa é muito bom, já que passamos tanto tempo fora de casa.
Quando tiver alguma recita de Salmão nos passa, adoro.
Bj Nicinha

João Luis Guedes P. Pereira disse...

Vê: Vi suas fotos do Espírito Santa! Esse é um lugar que quero conhecer! Vai ser a chance de poder avaliar essa receita ao vivo!
A receita de bacalhau lá de casa é especial. Passou dos meus pais para mim! Já a faço em Itapaiva há pelo menos dois réveillons. Sucesso garantido! Qualquer hora dessa vou postar ela aqui. Mas, pra postar quero tirar fotos de toda a preparação. Fazer um post de receita ilustrado! O seu risotto também já tá com lugar garantido nessa nova seção! Quem sabe a gente não combina um evento pra fazer as duas receitas juntas! Agora então só faltar marcar! Obrigado,Vê! bjs!!

João Luis Guedes P. Pereira disse...

Nicinha: Que bom que gostou das receitas! Espero que você possa desfrutá-la no domingo, então. Tire fotos e depois manda pra mim, quero ver como ficou!
Realmente, nada melhor do que juntar amigos e família para degustar e curtir! Boa diversão para vocês!
E pode deixar, quando tiver boas receitas de salmão, eu te passo. Você gosta de comida japonesa?? Tem um amigo que faz maravilhas nessa culinária. Qualquer hora vou montar um post sobre ele e suas "artes".
Obrigado, bjs!!

Nicinha disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Nicinha disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Nicinha disse...

Que legal João!
Acho muito bonita a arte culinária japonesa, na Argentina quero conhecer o jardim japonês.Seu colega possui blog para visitação?
Bom saber que as pessoas tem interesse hoje pela culinária, e cada dia mais os chefs jovens em destaque, como o chef André Falcão.
Parabéns João! E muito legal quando tomamos gosto por algo que gostamos e você poder dividir essas experiências é muito bom.
Abração Nicinha

João Luis Guedes P. Pereira disse...

Nicinha: Quando for à Argentina, visite sim o Jardim Japonês! Eu estive lá, mas infelizmente cheguei perto da 18;00h (hora que se encerra a visitação) e só pude vê-lo do lado de fora. É bonito, vale a visita.
Esse meu amigo não tem site, mas vou te mandar algumas fotos de alguns de seus pratos que ele fez na minha festa de aniversário estilo japa! Ficou muito legal. Vou te mandar algumas fotos depois!
Obrigado, sempre, pelas visitas e companhia mais que fiel desse humilde blog.
bjs!!

Related Posts with Thumbnails