quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

Conselho Norueguês da Pesca lança novo livro

Bacalhau da Noruega e temperos brasileiros: um “casamento” que deu certo

Livro_Temperos_capa-frente

Chefs renomados e personalidades de diversos setores do cenário nacional são os personagens do livro Bacalhau da Noruega com temperos brasileiros, que está sendo lançado pelo Conselho Norueguês da Pesca (CNP). Destaques da gastronomia – como Flavia Quaresma, Natacha Fink, Renato Vicente, Pierre Landry, Checho Gonzales, Damien Montecer – e figuras como as atrizes Rosamaria Murtinho e Zezé Motta, a poeta Elisa Lucinda, o cenógrafo e carnavalesco Fernando Pamplona, o antiquário Jorge Quartilho, a coreógrafa Rossella Terranova apresentam, no livro, suas receitas de bacalhau com gostinho nacional.

O lançamento do livro será na próxima terça-feira, dia 8 de dezembro, no Bar dos Descasados, do Hotel Santa Tereza (Rua Almirante Alexandrino 660), a partir das 19 horas. 

Ao todo, são 61 receitas que levam à mesa o tradicional produto dos mares gelados da Noruega com sabores e aromas tipicamente brasileiros. O resultado da união do “frio” escandinavo com o “quente” tropical resultou em pratos inusitados como sonhos, cuscuz, sopa, quibe, pizza, que dividem o livro com receitas tradicionais – como o Bacalhau à Gomes de Sá -  e outras, desenvolvidas dentro dos conceitos da culinária contemporânea. Todas com dois elementos em comum: a criatividade e o bom gosto.

O livro – de 184 páginas- reafirma a  versatilidade do Bacalhau da Noruega. Integrado a temperos bem brasileiros, o tradicional pescado dos mares gelados da Noruega resultou em receitas que primam por criatividade e bom gosto. Como costuma acontecer com as publicações do CNP, o livro não será comercializado, mas oferecido, como presente de Natal, aos parceiros, amigos e amantes do Bacalhau da Noruega.

Segue abaixo algumas das receitas, como presente para os leitores. É só clicar para visualisar e depois fazer o download:

Agradecimentos:
Contexto & Comunicação
Adriana Ayres
tel/fax.: (21) 2540-5105
celular.: (21) 9855-5026 / 7879-6556

4 comentários:

Katia Bonfadini disse...

João, que delícia, hein???? Vou baixar os PDFs das receitas e passar pro meu pai, que é o "Chef" da família!!!!! Adorei a capa do livro e também a fonte do título! Como designer, não pude deixar de reparar nesses detalhes, hehehehe!Achei muito interessante a mistura do bacalhau com ingredientes bem brasileiros e já estou curiosa pra ver as receitas e as fotos dos pratos! Ótima dica!!!! Beijos!

Nicinha disse...

Oi João,
E eu aqui dando o ar da graça :) corrido final de ano em ?
Cheguei aqui bem na hora da novidade. Sempre gostei das receitas de bacalhau...Tava tão animada em comprar o livro, que pena.
Linda a capa, já imagino as receitas.
Não conseguir visualizar as receitas.
bjs Nicinha

Lucia Laureano disse...

Boa dica Jõao!
Mas acho que nos proximos meses estou fora de qualquer programação fora de casa...
Melhor comprar o livro e devorá-lo de casa mesmo!

beijos,

Verônica Cobas disse...

Ei, amigo

Sou daquelas que cresceu comendo ensopado de bacalhau. Isso porque, na minha casa, bacalhau ou era bolinho ou era ensopado. E eu adorava. Depois fui sofisticando a vida e os hábitos, conhecendo o bacalhau em versões cada vez mais estilosas e saborosas. Mas a verdade é que adoro bacalhau. Um bom bacalhau vai bem com tudo, especialmente se o vinho tinto de bom padrão for a melhor companhia.

beijoss.

Related Posts with Thumbnails