terça-feira, 20 de abril de 2010

CARIOCA VAI AOS FIORDES – Conheça a ganhadora do Concurso de receitas do Bacalhau da Noruega

Bacalhau com jeito marroquino”. Essa foi a receita vencedora do Concurso de Receitas do Bacalhau da Noruega. Sua autora é do Rio de Janeiro, Cilea Gropillo de Carvalho.

Bacalhau com jeito marroquino

Em segundo lugar, ficou “Conchiglioni de Bacalhau com castanhas”, de Vanessa Michelon, de Porto Alegre.  O terceiro lugar coube ao carioca Henock Guimararães Garcia, com “Bacalhau exótico com sagu e pequi”. Em quarto lugar, outra receita do Rio de Janeiro, “Palmito pupunha com Bacalhau”, de Simone Quirino Bomfim. A quinta colocada foi “Torta de Bacalhau à la Guedes”, de Lélia da Costa Guedes, também do Rio de Janeiro. E a sexta, “Bacalhau da Noruega nos trópicos”, de Maria do Rocio Baltar, de Recife. Todos os classificados receberão um kit como uma peça de Bacalhau Cod Gadus Morhua, o autêntico e livros de receitas editados pelo CNP. Ciléa vai à Noruega. 

Noruega

O Concurso de Receitas do Bacalhau da Noruega foi um sucesso completo. Foram recebidas 552 receitas, sendo que o hotsite do concurso recebeu,em um mês, mais de cinco mil acessos. E mais de mil pessoas cadastraram-se  para receber regularmente notícias do Bacalhau da Noruega. O concurso reuniu participantes de norte a sul do país e  a participação do sexo masculino foi significativa. Concorreram 177  homens,  muitos com receitas criativas. 

O júri do Concurso foi formado por nomes reconhecidos no cenário gastronômico do Rio de Janeiro e pela diretora do Conselho Norueguês da Pesca, no Brasil, Kari Gulbrandsen. Participaram a chef Natacha Fink do restaurante Espirito Santa e professora do curso da Gastronomia, da UniRio; o consultor gastronômico e professor do curso de Gastronomia da Pontifica Universidade Católica (PUC) e do Curso de Gastronomia e Hotelaria do Senac, Raul Delamare. E também as professoras Rosangela de Paola (do curso de Gastronomia das Universidades Estácio de Sá e Augusto Motta – Unisuam); Sandra Goulart Magalhães do curso de Gastronomia da Unirio; e Cristina Lontro, do curso de Gastronomia das Universidades Estácio de Sá e Unisuam.

Os jurados levaram em consideração os seguintes itens: inovação / originalidade, sabor, e valorização do Bacalhau. Todos destacaram a diversidade das receitas. Os candidatos utilizaram o Bacalhau das mais diversas formas. O concurso reforçou, também, o bom resultado da união do Bacalhau com produtos brasileiros, como frutas (pequi e abacaxi, por exemplo), castanhas, abóbora, etc.

Para a chef Natacha Fink, que esteve à frente da seleção das receitas desde o início, o concurso refletiu bem o público da gastronomia, hoje,no Brasil. A iniciativa do CNP atingiu diferentes segmentos da sociedade. “Foi um concurso eclético, democrático”, diz ela, que destacou o papel do site e da internet para o sucesso alcançado.
A chef destacou, ainda, a criatividade dos participantes: “A receita vencedora, por exemplo, une o Bacalhau a um componente estrangeiro –cuscuz marroquino – mas também tem um forte traço brasileiro, pois emprega camarão e dendê”.

Um detalhe importante apontado pelo concurso, segundo Natacha Fink, foi o fato de a competição ter mostrado que o Bacalhau já faz parte do vida cotidiana do brasileiro: “As receitas foram criadas para o dia a dia e não para datas especiais, como o Natal ou a Páscoa”.

Contexto & Comunicação
Adriana Ayres
tel/fax.: (21) 2540-5105
celular.: (21) 9855-5026 / 7879-6556

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails