sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Espaço Carioca de Gastronomia – Programação Setembro 2011

O Espaço Carioca de Gastronomia é uma proposta inovadora, com o objetivo de difundir a cultura gastronômica no Rio de Janeiro e tornar-se referência no segmento.

Fruto da união de seis sócios, que têm em comum a paixão pela boa mesa, o Espaço traz para a cidade uma estrutura completa, com os equipamentos necessários para os cursos e workshops próprios, voltados aos profissionais e amadores da culinária. Esta mesma estrutura atende a aulas e palestras de empresas do setor, voltadas ao desenvolvimento de seus funcionários.

O Espaço também desenvolve eventos ou aulas personalizadas com locação. Tanto para pessoas físicas, quanto para empresas, incluindo culinária e degustações diversas.

Como surgiu?

Há muito, o Rio de Janeiro se ressente de um espaço equipado para realização de aulas de gastronomia, encontros, palestras e degustações.

Para suprir esta carência, o Chef Harold Lethiais, também professor de gastronomia, reuniu mais cinco amantes da culinária: Anna Paiva, Antônio Carlos Figueira, Guilherme Paiva, Paula Arana e Simone Barbieri, todos formados em gastronomia e profissionais de diferentes áreas que somaram seus conhecimentos para montar um espaço onde profissionais e amadores possam desenvolver seus talentos em um ambiente agradável e descontraído, inédito no Rio de Janeiro. Surgiu, assim, o Espaço Carioca de Gastronomia.

Veja a Programação do mês de setembro

(calend\341rio setembro.xls)

(calend\341rio setembro.xls)

(calend\341rio setembro.xls)

Para baixar em PDF, clique AQUI

Informações divulgadas por:
Piero Cagnin
Chef de cozinha e consultor em gastronomia
e-mail: zafferano@uol.com.br
tel.: 0055 - 21 - 9999.8570

Maiores informações:
http://www.cariocagastronomia.com.br/home2.html

quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Restaurante 2 Vales, um recanto entre o Vale do Cuiabá e o Vale da Boa Esperança

Depois do desastre natural que acometeu a região serrana de Petrópolis há seis meses, o momento agora é de pensar positivo e reconstruir. Apesar da pousada Tambo Los Incas que ficava no Vale da Boa Esperança ter fechado suas portas de vez por conta dessa tragédia, seus funcionários não deixaram o sonho de uma vida ficar aterrado como a casa principal da pousada e foram a luta.

welli_mari

Wellington e Marilene Oliveira, ex-funcionários da antiga pousada, estão à frente de um novo empreendimento: a abertura de um restaurante na região entre o Vale do Cuiabá e da Boa Esperança. O nome é sugestivo e ainda homenageia a redondeza cercada de um belíssima paisagem: restaurante e bistrô “2 Vales”.

DSC04003

DSC03978

Além de manterem o tradicionalismo das experiências e vivências de mais de 25 anos de atuação no setor turístico-gastronômico, irão trazer toda a inovação e liberdade na composição dos pratos e na decoração do ambiente. E falando nisso, o projeto de arquitetura do “2 Vales” está sendo cuidadosamente criado com detalhismo e criatividade pelo arquiteto Chicô Gouvea. Usando cores quentes e toda uma gama de acessórios inusitados e personalizados, o ambiente com certeza vai conquistar à todos.

DSC03980

DSC03979

DSC03993

O restaurante está com suas obras de vento em popa. O cardápio está sendo carinhosamente aprimorado e agradará tanto os clientes antigos que já conhecem os sabores das iguarias criadas pelo Chef de Cozinha Sérgio Barbosa, quanto os novos clientes que se tornarão fiéis à casa, depois do primeira garfada.

Além do restaurante e bistrô, no “2 Vales” também funcionará uma adega onde pelo menos 200 rótulos estarão à disposição de seus clientes e uma delicatessen com vários produtos importados e artesanais.

Logo 2 vales_FINAL - Low

A logomarca do “2 Vales” foi criada pelo designer João Guedes, da empresa Cinco Mais Comunicação e Design

A previsão da inauguração é que seja ainda em agosto, mas a data ainda não foi decidida.

terça-feira, 2 de agosto de 2011

Quer ser cozinheiro?

Roberta Sudbrack é um dos nomes da gastronomia que ninguém ousa a esquecer.  Seu trabalho criativo, inovador, cheio de nacionalidade e personalista vem enriquecendo a culinária brasileira desde da época em que quebrou tabus, e foi a primeira chef-mulher a comandar a cozinha da Presidência da República. Desde lá, seu nome nunca mais saiu da mídia.

Mulher forte, vanguardista e de formação autodidata (acredite se quiser!) tem cada vez mais divulgado a cozinha nacional, com seus ingredientes regionais, sem excessos e de alta qualidade.

Através dos tempos, ganhou vários prêmios, escreveu dois livros e ainda dirige a cozinha do seu restaurante, na cidade do Rio de Janeiro. Ela ainda encontra tempo para andar pelo facebook, twitter e ainda coloca posts em seu blog. Blog esse que além de dar dicas, fala de duas histórias do dia-a-dia. Pra quem não conhece, vale a pena dar uma passada lá pra conferir.

Aproveito a deixa e tomo a liberdade de reproduzir um dos seus posts.E pra quem está querendo se tornar um cozinheiro, com certeza, não deve deixar de ler.

roberta-sudbrack-250208

“Esse se tornou um dos bordões mais citados no twitter quase sem querer. Quem acompanha o meu dia a dia na cozinha vira e mexe se depara comigo descrevendo alguma situação do nosso dia a dia e fazendo essa pergunta:

Quer ser cozinheiro? Hoje reli um texto que escrevi há algum tempo falando justamente sobre isso e resolvi reeditar. Porque como Chanel, os clássicos nunca saem da moda. E se no final do texto você quiser me perguntar se eu faria tudo outra vez? Faria! Quantas vezes fosse preciso, mas eu já decidi e você? Se ainda não, aí vão algumas dicas que podem ser muito úteis!

Se você decidiu que o seu caminho definitivamente vai dar numa cozinha. Se isso é realmente um ideal e não um meio de vida. Se essa é realmente a sua vontade acima de qualquer coisa, aceite alguns conselhos de quem já esteve nesse lugar”:

  • Não mande currículos para todos os lugares de uma vez. Escolha o tipo de cozinha que mais te encanta, a filosofia de trabalho que mais te seduz e o chef que você mais admira. Mande o seu currículo primeiro para esses lugares. Encare o sonho de trabalhar nesse lugar como um ideal. Não tem nada mais desagradável do que alguém que atira para todos os lados. Normalmente esses não sabem o que querem e isso fica nítido mesmo antes da primeira entrevista. Se é que ela vai acontecer…
  • Não desista nos primeiros obstáculos, insista, mande cartas, se expresse, se debata, ligue, tente até as últimas conseqüências! Nós já estivemos no seu lugar e certamente teríamos feito o mesmo.
  • Não escreva no campo profissão do seu currículo: Chef de cozinha. A não ser que você esteja exercendo esse cargo em alguma cozinha. Mas, se estivesse, por que estaria enviando currículos? Nós somos cozinheiros! Podemos “estar” chefs de cozinha se estivermos exercendo essa atividade dentro de uma cozinha profissional. Ainda assim, somos cozinheiros. Ninguém sai da faculdade, por mais que erroneamente esteja escrito no diploma, com esse título. Isso é um cargo, não é uma profissão!
  • Jamais escreva no campo expectativas do seu currículo: Subchef. Esse cargo é um caso de amor, de conquista, vitórias e suores! Um dos nervos mais vitais e sensíveis nesse sistema nervoso central! Onde o relacionamento é repleto de cumplicidade, harmonia, confiança e doação. É um cargo que se conquista, e conquista requer conhecimento. Quem é você para chegar querendo ocupar esse lugar?
  • Jamais defina o que você imagina ser o mais acertado para você: “eu não acho justo começar como assistente. Acho que mereço pelo menos o cargo de primeiro cozinheiro.” Pelo amor de Deus, comece onde quer que o trem pare! E se não parar, pule nele mesmo se estiver em movimento, mas não se esqueça de pular com delicadeza para não incomodar os que já estão dentro. Se começar na área de lavagem, faça dela a mais limpa e organizada do planeta e garanta o seu passaporte para a próxima viagem. Um dos meus melhores cozinheiros começou como vigia da casa e quando chegou à área de lavagem me mostrou do que seria capaz em questão de minutos.
  • Comece com delicadeza, desde o primeiro contato, até o momento em que colocar os pés no sagrado chão da cozinha.
  • Não menospreze quem te entrevista: “Não vou falar com o Chef? Não acho que vocês têm capacidade de me avaliar”. É certo que quem está te avaliando já foi avaliado pelo Chef…
  • Não acredite que você sabe tudo, não tem nada pior, e normalmente quem acha que sabe tudo não sabe quase nada. Além do mais, seja lá o que quer que você saiba, terá que deixar do lado de fora e aprender tudo de novo. Quando se entra numa cozinha que já estava em funcionamento não se deve ter a pretensão de acreditar que se sabe alguma coisa, tudo pode e deve ser novo, tudo pode e deve ser aprendizado. Tudo é crescimento.
  • E por último, se a humildade não é uma qualidade que lhe cai bem, por favor, desista dessa parada, salta na próxima.

Quer ser cozinheiro?

Retirado do blog de Roberta Sudbrack. Foto do site Vila Mulher.

Um “Dia de Chef” no La Marie Restaurante

Chef Edson Di Fonzo abre as portas de seu bistrô para experiências práticas de gastronomia a pequenos grupos que podem se transformar em um presente aos pais gourmets

Fachada restaurante BAIXA

O La Marie Restaurante, bistrô aconchegante em Pinheiros de gastronomia clássica mediterrânea, abre as portas de sua cozinha para aula prática por um dia. A experiência permite aos interessados virar Chef por um dia e servir suas criações (elaboradas sob a orientação do chef Edson Di Fonzo, proprietário do La Marie) a um pequeno grupo de convidados no próprio restaurante.

Revista10_img01

Para os pais gourmets, ou meramente interessados em se arriscar na cozinha, essa é uma boa dica de presente: reservar o “Dia do Chef” para o pai, agendando junto ao La Marie o melhor dia (é indicado sempre às segundas-feiras).

A iniciativa de dar aula a um pequeno grupo (no máximo 4 pessoas) já teve muitos adeptos nos últimos 2 anos no La Marie e mostra o interesse crescente pela experiência de preparar pratos diferentes em uma cozinha profissional. “A idéia é proporcionar aos interessados uma experiência prazerosa, desde o momento da escolha dos ingredientes e dos pratos, passando pelo preparo até a refeição à mesa”, explica Di Fonzo.

Os convidados ficam à mesa, bebendo um bom vinho e petiscando, enquanto os amigos (ou o pai) preparam a refeição, que é escolhida em conjunto com o chef: uma entrada, um prato principal e uma sobremesa. Tudo feito ali, na hora. Cada pessoa do grupo da cozinha paga R$ 150,00 pela experiência com a refeição incluída e o convidado não paga nada.
Agendamento no próprio La Marie: Fone: (11) 3086-2800

img_logo

La Marie Restaurante

Rua Francisco Leitão, 16 – Pinheiros (quase esquina com a Rua dos Pinheiros).

Funcionamento:

ALMOÇO:
De 2ª a 6ª - das 12 às 15hs.
Sábados -  das 12 às 16hs.
Domingos - das 12 às 17 hs.
JANTAR: De 2ª a 5ª - das 19 às 24 hs.
Sexta e sábado - das 19 até 1:00h.

Estacionamento: R$ 10,00 (manobrista)

Cartões de crédito: Todos
Aceita cheque
Tickets restaurante: Sodexo - VR - Smart - Ticket-restaurante
Wireless
Ar-condicionado
Acesso para deficientes
Área externa para fumantes, com 3 mesas ao ar livre
Capacidade (interna): 40 lugares

Mais informações à imprensa:
ECO de Informação – assessoria e projetos em comunicação
Fones:  (11) 3083-2907 – 2628-0907 – 2628-0910
Débora Ribeiro – jornalista responsável - debora.eco@uol.com.br
Norma Ramos – atendimento e produção – norma.eco@uol.com.br
Fernanda Barros – secretaria geral – eco.informacao@uol.com.br

segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Pasta D´Autori e Casa Flora realizam Wine Dinner Especial: Bordeaux ao seu alcance!

No próximo dia 10 de agosto a partir das 20:30 horas, o Pasta D’autori irá promover mais um Wine Dinner em parceria com a Casa Flora.

-095123

Rodolfo Chaves - Embaixador dos vinhos de Bordeaux no Brasil e Sommelier da Casa Flora Importadora, explicará sobre a maior e mais complexa região produtora de vinhos do planeta. Rodolfo Chaves é Wine Trade Educator,  Credenciado pela Ecolé du Vin Bordeaux e pelo CIVB desde 2010. A região de Bordeaux, na França, é a segunda maior área de cultivo de vinhos em todo mundo. Conta com uma produção anual de 700 milhões de garrafas, a maior razão para o sucesso dessa produção é o excelente ambiente para o desenvolvimento de vinhedos.

ochef_flambando

O cardápio foi criado pelo Chef Rafael De Cara que junto com Rodolfo Chaves realizaram as harmonizações

wd_agosto

WINE DINNER BORDEAUX AO SEU ALCANCE
Data: 10/08/2011
Horário: 20:30hs
Preço por pessoa: R$ 140,00

Wellcome drink:
Blasson Timberlay Cabernet Sauvignon / Merlot – Robert Giraud 2007

Entrada:
“Arca” de massa folhada com ragu de galinha d’angola e cogumelos
Blasson Timberlay Cabernet Sauvignon / Merlot – Robert Giraud 2007

Primeiro Prato:
Raviolone de alcachofra e queijo de cabra com fondue de queijo gruyere
Chateau Doisy Daëne Bordeaux Branco 2006

Segundo prato:
Costela de cordeiro ao pistache com batata baroa ao alecrim
Chateau Fleur Cardinale Grand Cru Classé – Saint Emilion 2007

Sobremesa:
Pera ao Marsala
Chateau Cantegril AOC Sauternes - Denis Dubourdieu

 

PASTA D’AUTORI CUCINA ORIGINALE

Rua Prof. Atílio Innocenti, 743 – Itaim Bibi
Fones: 30.44.0615 – 3044.2362
Capacidade: 50 lugares
Cartões: todos (menos Amex)
Acesso a portadores de deficiência física
Estacionamento vallet – R$ 15,00
Wi-fi gratuito
Funcionamento: terça a sexta-feira – Almoço: 12hs às 15hs
Quinta a sábado – Jantar: 19hs às 23hs.
Sábados – Almoço: 12hs às 15hs
Domingos – só almoço – 12hs às 17hs.

Informações para Imprensa:
BLUE COMUNICAÇÕES
Marilu Peretti
Fones: 11 – 9686.1729 // 5594.0218
E-mail: mariluperetti@uol.com.br

Related Posts with Thumbnails